Serviço de agendamento do Detran não funciona

Após a divulgação do sistema drive-thru pelo Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ) para 10 serviços desde o início dessa semana, o agendamento telefônico não está agradando os usuários que precisam do atendimento. A equipe de reportagem de A TRIBUNA tentou contato telefônico para agendamento e informações, mas em nenhuma das dezenas de tentativas conseguiu o atendimento. O problema é recorrente e está prejudicando quem precisa, principalmente, tirar dúvidas e não tem acesso à internet.

Os serviços que serão oferecidos sem que o usuário precise sair do veículo são: Licenciamento Anual, Primeira Licença, Mudança para Placa Mercosul, Baixa e Inclusão de Alienação, Mudança de Cor, Alteração de Característica, Troca de Categoria, Alteração de Nome/Razão Social, Transformação de Combustível e Troca de Placa. Os postos de Niterói e São Gonçalo estão funcionando no sistema drive-thru.

“Eu acho que essa medida de segurança é ótima pois não precisaremos nos expor e sair do carro. Mas eu acho que o problema é que a gente não consegue ligar e fazer o agendamento. Eu já tentei e a ligação não completa”, contou o motorista Alexandre Moraes, 43 anos.

Outro questionamento que está preocupando os motoristas é em relação a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida, mas a partir de fevereiro desse ano os documentos que estiverem fora da validade não serão passíveis de multa pelo período da pandemia do coronavírus.

“Voltamos com os serviços para veículos, mas seguindo rigorosamente as medidas de prevenção e distanciamento, com base nos protocolos das autoridades de saúde. Iniciamos com 20 postos no modelo drive-thru e gradualmente vamos ampliando o número de postos e de vagas para garantir a segurança de todos. Portanto, caso o motorista não encontre vagas nesse primeiro momento, ele não deve se preocupar, pois todos os prazos foram prorrogados ou suspensos”, explicou o presidente do Detran-RJ, Marcelo Braga Maia.

De acordo com nota, no último dia 22, o departamento iniciou a segunda fase do plano de retomada gradual das atividades. Desde então, o licenciamento anual voltou a ser oferecido mediante agendamento prévio e mais de 26 mil motoristas já conseguiram licenciar seus veículos. Todos os serviços drive-thru necessitam de agendamento pelo site (www.detran.rj.gov.br) ou pelo teleatendimento (21 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042).


Questionado sobre a dificuldade de atendimento telefônico para a marcação o departamento informou que os números estão funcionando normalmente.

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