Sepe mantém greve e Prefeitura anuncia reabertura de escolas

Foi realizada na segunda-feira (26), de maneira remota, a assembleia geral do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Estado do Rio, núcleo Niterói (Sepe-Niterói), que aprovou a continuidade da “Greve pela vida e pela vacina”. O sindicato é contra a reabertura das escolas da Rede Municipal de Niterói para aulas e atividades presencias neste momento, em que a situação da pandemia ainda oferece grande risco à saúde de professores, alunos e familiares. A assembleia decidiu que a greve envolve os convocados para o trabalho presencial e anunciou uma paralisação de 48h das atividades remotas, para expor os problemas da plataforma contratada pelo governo municipal e a exclusão digital dos alunos.

O Sepe-Niterói reitera que não é contra o retorno das atividades presencias das escolas municipais, mas entende que esse retorno precisa ter todas as garantias de segurança. Segundo o sindicato, reabrir as escolas com a pandemia fora de controle, sem a vacinação da categoria e sem as escolas oferecerem a estrutura necessária, é expor diariamente todos que fazem parte do ambiente escolar a um risco de vida desnecessário. “É uma política genocida. Governos passam, nós ficamos”, afirma nota divulgada pelo Sepe-Niterói.

Reabertura de escolas – O prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT) divulgou a reabertura e o retorno das atividades presenciais em sete escolas da Rede Municipal de Ensino, a partir de hoje. As unidades programadas para retornar são: Escola Municipal Levi Carneiro, em Pendotiba (2º ano); Escola Municipal Governador Roberto Silveira, no Morro do Castro (1º ano); Escola Municipal Professor André Trouche, no Barreto (1º ano); UMEI Renata Gonçalves Magaldi, no Fonseca, (crianças na faixa etária de 4 e 5 anos); UMEI Professora Nina Rita Torres, em Piratininga (abrirá pra alunos de 5 anos); UMEI Jacy Pacheco, no Barreto, (faixa etária de 5 anos); UMEI Darcy Ribeiro, em Charitas, (alunos de 5 anos).

Marcelo Feitosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − onze =