Seminário alerta para prevenção contra Aids

Rio das Ostras promoveu, na última semana, o I Seminário Municipal sobre HIV/Aids. O evento, que aconteceu na Universidade Federal Fluminense (UFF), reuniu profissionais de saúde, estudantes e professores da área e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro discutiu a participação popular no enfrentamento ao preconceito e o direito à saúde.

A coordenadora do Programa de HIV/Aids/Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Saúde, Bianca Monteiro, mostrou que o panorama da doença no Município reflete a situação da Aids no Brasil, com o surgimento de novos casos, inclusive entre os jovens, apesar de todos os recursos atuais de tecnologia de Saúde e de informação.

O seminário contou ainda com a presença dos ativistas Cazu Barroz e Alba Valéria de Oliveira, que vivem com o vírus HIV há mais de 25 anos; da advogada e representante do grupo Pela Vidda de Niterói, Patrícia Reis; do professor de Serviço Social da UFF, Bruno Teixeira e da professora Marcela de Abreu Moniz, também da UFF.

Entre os temas tratados estavam legislação e direitos das pessoas com HIV, as atuais tecnologias de prevenção e tratamento e a relação entre o avanço da doença no Brasil e os investimentos públicos em Saúde e nas campanhas preventivas. Todos os palestrantes alertaram para a importância da realização do Teste de HIV, da prevenção da doença e, no caso das pessoas infectadas, da adesão total ao tratamento para interromper a transmissão.

TESTE RÁPIDO
Durante este mês as unidades de saúde estarão fazendo o teste rápido de HIV e promovendo ações educativas e aconselhamento. Até esta semana já foram realizados 380 testes, destes foram identificados seis novos casos de pessoas com HIV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 1 =