Semana Santa com diversas atrações na região

A Semana Santa nos municípios de Niterói, Rio Bonito, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Macaé e São Pedro da Aldeia, será celebrada com muita fé, agitação e cultura. Na programação do feriadão (entre os dias 19 e 21 de abril) estão previstas as tradicionais encenações da Paixão de Cristo, além de campeonatos esportivos. No Teatro Popular Oscar Niemeyer, as pessoas poderão acompanhar uma encenação dos últimos momentos de vida do Cristo, no dia 21 de abril, Domingo de Páscoa, através de uma visão poética e artística, a peça acompanha as flagelações e crucificação de Jesus do ponto de vista de Maria, sua mãe.

Em Rio Bonito, a encenação religiosa “Cristo – O Rei Presente”, que retrata a paixão e morte de Jesus Cristo, será apresentada no domingo de Páscoa, dia 21, às 20h, e mais uma vez terá como cenário o belo Parque da Caixa D´Água, no centro. A entrada é gratuita e, quem desejar, pode doar 1kg de alimento não perecível, que será encaminhado para instituições de caridade da cidade. Com o apoio da Prefeitura de Rio Bonito, através da Secretaria de Cultura e Turismo, o musical é uma produção da Sociedade Dramática de Rio Bonito (SMDR). Dirigido por Juka Goulart, a peça, que voltou a ser encenada em 2018 depois de 10 anos, reúne um extenso elenco formado por atores locais.

Segundo a secretária de Cultura e Turismo, Carmen Motta, a Paixão de Cristo é um espetáculo tradicional no calendário de eventos do município. “O musical de Páscoa é um evento cultural importante da nossa cidade, por utilizar artistas da cidade e envolver toda a comunidade. Além disso, essa é uma história que deve ser contada muitas vezes, para que todos possam refletir sobre o verdadeiro sentido da semana santa”, garante a secretária. Antes da peça, a partir das 18h, os artesãos de Rio Bonito estarão expondo os seus trabalhos.

Em Búzios, a Semana Santa contará com a tradicional Paixão de Cristo e também com shows musicais. A encenação, que retrata a vida de Jesus Cristo, ocorrerá no dia 19, às 18h, na Praça Santos Dumont, no Centro, e vai reunir 150 atores. Já a Praia de Geribá será palco do Búzios Sunset, onde vão se apresentar Jota Quest (dia 18), Blitz (dia 19) e Toni Garrido (dia 20), sempre às 18h.

Outra atração de Búzios durante a Semana Santa será o Campeonato Brasileiro ABVO de Veleiros do Oceano. A competição, que acontecerá entre 18 e 21 de abril, vai reunir barcos das categorias ORC (Offshore Racing Council) e IRC (International Rating Certificate).

Já em Arraial, será realizada a XXIII edição da Encenação da Paixão de Cristo. Já tradicional nas festividades da semana santa, a apresentação começa a partir das 20h, em frente à Matriz Histórica Nossa Senhora dos Remédios, na Praia dos Anjos. Para celebrar a data, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, por meio da Pastoral de Artes Sacra, realiza a peça que retrata a morte e ressurreição de Jesus Cristo.
De acordo com Anderson Carvalho, coordenador da Pastoral e intérprete de Jesus Cristo na peça, estima-se que por volta de oito mil pessoas acompanhem a encenação. No total, 60 atores fazem parte do elenco que dá vida aos personagens, que em uma hora e quarenta minutos de espetáculo trazem, com muita emoção, os momentos de alegria, agonia, fé e redenção da história mais conhecida do mundo.
O evento tem o apoio da Prefeitura de Arraial do Cabo, por meio da Secretaria de Turismo e Eventos.

Em Macaé, o feriado no Sana tem 3º Encontro de Palhaços e Circo. O evento será realizado no Espaço Cria Sana e contará com 20 espetáculos, 8 shows musicais, 3 oficinas e 100 artistas nacionais e internacionais. A programação, que tem apoio da secretaria Municipal de Cultura, começará na sexta-feira (19) e vai até terça-feira (23), em diversos horários, com entrada franca.

Fabiano Freitas, um dos organizadores do 3º Encontro, explica que o evento é voltado para todos os públicos, contemplando várias atrações e apoiadores. “O Encontro de Palhaços e Circo é um projeto independente, que conta com apoio financeiro coletivo. Por isso, temos um link onde as pessoas podem também serem apoiadores do evento. Funciona como uma ‘vaquinha’ e é só acessar https://www.vakinha.com.br/vaquinha/495862”, explica Fabiano.

No seu 3° ano, o Encontro de Palhaços e Circo trará cinco dias de programação gratuita de qualidade artística, com atrações de circo, música e teatro de rua. “Serão mais de 30 atrações dentre espetáculos premiados, oficinas de circo, cortejo e shows musicais, envolvendo mais de 100 artistas e alçando mais de 5 mil pessoas!”, informa a divulgação do evento.
Na sexta-feira, a diversão começará às 11h com a Cia Chirulico (Macaé), seguirá com apresentações, às 17h, de Palmito Gomes (Argentina), Jack Esteves (música), às 18h, “Especulunca (Cia Milongas), às 19h, e terminará com Variedades Circenses, a partir das 20h30. No sábado (20), entre outras atrações, terá apresentação de Mauro Cosenza (Uruguai), às 17h, Noite de Palhaçxs, às 20h30 e Baile Bonitinho do Lencinho (DJ), a partir das 21h.

No domingo (21), segunda (22) e terça, as atrações também prometem animar o público que for ao distrito do Sana. O Cortejo com Bagunço, às 15h, e a Noite Internacional, às 20h30, marcarão a programação de domingo, entre outras apresentações. Já na segunda, a Noite Feminina, às 20h30, e o Nó Cego (Música), às 21h, prometem atrair um grande público.
Apesar de ser o último dia do evento, as atrações de terça vão até as 20h, começando com a Gala Infantil, às 11h, Variedades Circenses às 16h e terminando com Raimundo Novato (CE), às 20h.

De sábado a segunda-feira (22), às 9h, acontecem as três Oficinas programadas para o evento. No sábado, terá Oficina Pernalta, com Fabiano Freitas (Sana); domingo, Oficina Acrobacia Aérea, com Adelly Constantini e na terça, Oficina Palhaçaria, com Glaucy Fragoso (SC).
A programação do 3º Encontro também acontecerá fora do Cria Sana. Nesta quarta-feira (17), o espetáculo Variedades Circenses será realizado nas Escolas Municipais do Sana, às 11h e às 14h. Na quinta-feira (18), a Orquestra do Silêncio se apresentará às 16h, no Alto das Pirâmides (localidade do Sana). No domingo, às 10h, o Circônflexo chegará à sede do município e faz um espetáculo na praia dos Cavaleiros.

Em São Pedro da Aldeia, a Casa do Coelhinho da Páscoa, que está funcionando até o dia 30 de abril na Casa dos Azulejos de São Pedro, já ultrapassou o número de mil visitantes na primeira semana de funcionamento e a expectativa é de que esse número seja dobrado até o final da Semana Santa. A exposição é uma realização da Prefeitura da cidade, por meio da Subsecretaria de Turismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *