Semana dos prefeitáveis começa com encontros setoriais em Niterói

Fim de semana agitado em Niterói com as campanhas eleitorais percorrendo todos os bairros do município. Axel Grael (PDT), da coligação União por Niterói, que tem o apoio do prefeito Rodrigo Neves, fez uma caminhada por Icaraí na tarde da segunda-feira (26), percorrendo a Rua Coronel Moreira César, cumprimentando moradores e comerciantes e conversando sobre suas propostas que dão continuidade aos feitos da atual Prefeitura. Ao longo do dia, esteve em gravações para o horário eleitoral.

“Nesses quase oito anos, superamos muitos desafios. Em 2013, eu e Rodrigo Neves assumimos o compromisso de reconstruir a cidade e fazer de Niterói o melhor lugar para se viver e ser feliz. Mais uma vez, durante a pandemia, mostramos o nosso compromisso com a cidade e com o niteroiense. Fizemos o dever de casa e, o mais importante, salvamos vidas. Manteremos o programa de auxílio emergencial Renda Básica até a chegada de uma vacina contra a Covid-19, para que as famílias possam permanecer em isolamento social com segurança, sem que falte o alimento em suas casas”, prometeu.

Allan Lyra (PTC) visitou a Zona Norte, com foco no Fonseca, onde interagiu com comerciantes que reabriram as portas após mais de seis meses de isolamento domiciliar. Promoveu carreatas do Barreto à Engenhoca e também de Icaraí até Piratininga. Também se encontrou com moradores da Região Oceânica, que lhe transmitiram reclamações e sugestões de melhoria na cidade.

Renata Esteves (PMB) se reuniu com mulheres do bairro do Cafubá – um público que é alvo das atenções e cuidados de seu partido. Flavio Serafini e Josiane Peçanha (PSOL) caminharam pelas regiões Norte, Sul e Oceânica. Em Itaipu, ouviram as demandas dos pescadores artesanais, entre elas a necessidade de preservação do território, classificado como Zona de Interesse Social e Cultural, mas que vem sofrendo com a pressão da especulação imobiliária, especialmente a área situada entre a lagoa e a praia do bairro.

“Esta é uma comunidade que preserva muito de suas características históricas e culturais e mantém uma relação de equilíbrio e preservação com o ambiente. Vamos tombar e ampliar a parcela protegida do território”, prometeu Serafini.

Deuler da Rocha (PSL) participou de uma carreata do Centro até Itaipu

“Venho enfatizando que farei um trabalho forte de gestão, onde enxugaremos secretarias, reduzindo a 17. Conosco, o dinheiro do contribuinte será bem aplicado. Não ficaremos recapeando dez vezes a mesma rua, com asfalto de má qualidade. A pesquisa mostra que estamos no caminho certo”, celebra.

O prefeitável também tirou algumas horas para andar pelo Campo de São Bento, ponto de grande circulação de pessoas na cidade, onde conversou com eleitores e expôs mais de seu programa de governo. Como o projeto de criar centros de convivência para os idosos ficarem em período integral, assistidos por profissionais da saúde, enquanto seus responsáveis vão trabalhar. O projeto contará com médico, enfermeiros, assistente social, nutricionista e outras especialidades. Além de alimentação, cada local terá medição de glicose, aferição de pressão arterial, sala de TV, quartos para descanso e atividades físicas controladas.

Felipe Peixoto (PSD) teve encontros em Itacoatiara, no Jacaré, em Maria Paula, na Ilha da Conceição, no Fonseca e no Morro do Palácio, no Ingá, locais onde o candidato a prefeito interagiu com moradores sobre suas principais propostas de gestão. Municipalizar o Hospital Oceânico, ampliar o atendimento na rede escolar e construir quatro terminais rodoviários para minimizar os problemas críticos de mobilidade na cidade fazem parte do ranking das suas prioridades, liderado também por cortes nos gastos públicos e transparência na gestão. Outra de suas ideias é a distribuição de bicicletas para alunos e professores da rede municipal.

“A ideia é incentivar o uso de bicicletas para melhorar o trânsito em volta das escolas, e ao mesmo tempo estimular a frequência escolar e os cuidados com a saúde. É realmente um programa diferente e muito especial, que faz parte das mossas ações para transformar Niterói na capital nacional da bicicleta”, explicou

Em gravação do programa eleitoral, ele enfocou a municipalização do ginásio Caio Martins, a ampliação das academias para idosos e a construção de uma grande área esportiva na Zona Norte.

Juliana Benício (Novo), em caminhada por Icaraí, ouviu dos moradores a preocupação com o aumento da população de rua – o que, segundo ela, é uma grave questão de dignidade.

“Diante de uma cidade tão desigual quanto Niterói, gerida por políticos que colocam a busca pelo capital à frente da dignidade humana, torna-se rotineiro se deparar com moradores de rua, crianças abusadas, espancadas, redutos de consumo de drogas e meninas de 12 anos grávidas. Uma cidade verdadeiramente sustentável obrigatoriamente deve considerar a dignidade humana um princípio fundamental. Não há sustentabilidade em um meio onde o próprio ser humano é precarizado. A assistência social tem que ser atuante em uma cidade sustentável, e buscar acolher seus cidadãos’, disparou.

Já em caminhada pelo bairro do Ingá, ela ouviu da população a preocupação com a desordem urbana e a falta de unidades de saúde pública no bairro. Ela garantiu que, se eleita prefeita, vai reorganizar e modernizar a Atenção Primária à Saúde (APS).

“Vamos emitir vouchers de exames de imagem e laboratoriais, criar o agendamento virtual de consultas, melhorar e profissionalizar a gestão dos hospitais, transformar a UPA Mário Monteiro em uma unidade de emergência, retomar a parceria com o Hospital Antônio Pedro para atendimentos traumatológicos”, disse a candidata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + 19 =