Semana de muitos blocos em Niterói

Raquel Morais

Uma reunião na Cidade da Ordem Pública alinhavou, nesta terça-feira (21) questões de segurança do carnaval de Niterói. Várias secretarias se uniram para organizar os blocos e carnavais de rua da cidade com cobrança de documentos pendentes, esquema de trânsito e estacionamento e liberação de banheiros químicos. Mais de 100 blocos em 23 bairros vão animar os foliões para curtirem os dias de Momo, que já começa hoje com o Saias na Folia, no Centro de Niterói, a partir das 19h.

Os blocos que estiverem com pendências de documento vão ser procurados pelos responsáveis públicos para legalização. Blocos pequenos, que não exigem movimentação nas ruas, não precisam de documentação, como Certidão de Anotação de Responsabilidade Técnica (CART) e a Ficha de Avaliação de Riscos em Eventos (FARE), que está sendo exigida apenas para organizadores que utilizarem carros de som, trio elétrico e também para blocos que seguem caminhando pelas ruas.

A pedido da Polícia Militar, os blocos em áreas de comunidade devem ser realizados até no máximo 22 horas. “Temos áreas que precisam de reforço e que estimam mais preocupação por parte da polícia, como é o caso do Largo da Batalha”, exemplificou o Major Dolzany, do 12º BPM (Niterói). Ele também questionou a utilização do Caminho Niemeyer para realização de blocos de grandes proporções, como do Dominó, que desfilará no dia 24, às 19h, na Rua Geraldo Martins, em Santa Rosa. “O espaço está aberto para que possamos conversar sobre essas migrações. Mas existe um fato cultural preso nessas questões e as mudanças não são bem-vistas pelos foliões e pela organização dos blocos antigos”, justificou André Felipe, coordenador de eventos da Prefeitural de Niterói.

CARNAVAL DE RUA
O carnaval de rua será em quatro dias, de 25 a 28, em 23 bairros de Niterói: Jurujuba, Preventório, Ilha da Conceição, Ponta da Areia, Largo dos Barradas, Rio do Ouro, Engenhoca, Santa Bárbara, Caramujo, Avenida Central, Largo da Batalha, Badu, Barreto, Largo do Marrão, Várzea das Moças, Matapaca, Grota, Berro da Paulina, Piratininga, Engenho do Mato, Sapê, Confrade e Horto do Fonseca. A abertura do carnaval da cidade será no dia 26, no Teatro Popular, das 17h à meia-noite, com uma roda de samba com diversos convidados, como Monica Mac, Pedro Ivo e Fred Tavares, por exemplo, além da bateria da Acadêmicos do Cubango animando os foliões com a entrada gratuita.

ROTEIRÃO DOS BLOCOS
Nesta quinta-feira (23), às 18h, o Bloco Sai Tarde e Volta Cedo comandará a festa em Santa Rosa. A concentração será na Rua Mangaratiba e desfilará pelas ruas Paulo César, Geraldo Martins, Mariz e Barros e Santa Rosa, retornando ao ponto inicial. Às 19h mais dois blocos: Sem Nome (no Largo da Batalha) e Só Phode Quinta, em Santa Rosa, com concentração na esquina das ruas Lopes Trovão e Geraldo Martins. O bloco As Patrícias fechará a noite, às 20h, na Praça Leoni Ramos (Cantareira), em São Domingos.

Na sexta-feira, às 16h, o Bicho Solto vai movimentar a praia de Piratininga, na Região Oceânica, e às 19h o Dominó, em Santa Rosa, vai fazer a festa na Zona Sul, com concentração na Rua Geraldo Martins.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 2 =