Segunda edição do Festival Conexẽos Musicais ocorrerá na UFF

O Festival Conexões Musicais será realizado na Universidade Federal Fluminense e terá como foco principal a música de concerto e suas variedades de repertórios e formações instrumentais. Os locais que contarão com eventos são o Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) e o Centro de Artes UFF. A segunda edição será de 22 a 29 de julho na própria reitoria.

Os concertos de 23 a 27 de julho serão às 13h30min (Sala Interartes), às 17h no jardim da Reitoria da UFF e às 18h30min no Teatro da UFF (sendo que no dia 23/07, excepcionalmente, a atividade se iniciará às 18h, com a conversa com Edino Krieger). Já no dia 28 serão às 13h30min no Teatro da UFF, às 17h no jardim, às 18h no Espaço UFF de Fotografia Paulo Duque Estrada e às 19h30min novamente no teatro. No dia 29 será apresentado às 10h30min o concerto de encerramento Orquestra Sinfônica do Festival no Cine Arte UFF, além das 12h30min ter uma feira medieval no jardim da Reitoria.

As atividades pedagógicas serão diárias, no período da manhã e à tarde, com ensaios, aulas, palestras, oficinas e master classes. Os docentes são músicos e professores da Orquestra Sinfônica Nacional UFF, do Instituto Villa-Lobos da UNIRIO, do Quarteto de Cordas da UFF e do Grupo Música Antiga da UFF, além de professores convidados. Haverá também uma programação intensa de concertos, incluindo o de encerramento, ao qual se sucederá a Feira Medieval, ambientada nos Jardins da Reitoria da UFF, com música, dança, pessoas fantasiadas, barracas de cerveja, hidromel, comidas típicas, artesanato e muito mais.

Todas as atrações serão abertas ao público com entrada franca. As atividades pedagógicas serão diárias, no período da manhã e à tarde – com ensaios, aulas, palestras, oficinas e master classes – dos quais vão participar centenas de crianças, jovens e adultos de todo o Brasil. O festival recebeu mais de 600 inscrições, entre músicos amadores, estudantes e profissionais.

2º Festival Conexões Musicais homenageia o compositor Edino Krieger Edino Krieger é uma referência para musicistas e estudiosos de música por sua consagrada trajetória profissional, de forte cunho socioeducativo, e que percorre as múltiplas dimensões de crítico, produtor musical e compositor. Seu trabalho é marcado pela compreensão da importância da música na educação e para a inserção dos indivíduos nas problemáticas da vida e do mundo.

Na Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, atuou como assessor e diretor musical, membro do conselho artístico e regente assistente, a convite de Francisco Mignone, primeiro maestro titular da OSN UFF. Considerado de importância fundamental para o desenvolvimento e preservação da música brasileira, particularmente dos períodos colonial e contemporâneo, levando muitos estudiosos a dividir a produção musical brasileira em duas fases: antes e depois de Edino Krieger.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *