Segunda edição da Caminhada Pela Paz reuniu dezenas de pessoas em Niterói

Prefeitura de Niterói firmou neste sábado (8) uma parceria com as igrejas da cidade para criar o programa de Mediação de Conflitos nas Comunidades. O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Neves durante a segunda edição da Caminhada Luminosa pela Paz. A caminhada promove a cultura da paz e o fim da violência. O evento foi organizado por um conjunto de instituições da sociedade civil e do poder público, incluindo igrejas, organizações sociais e a Prefeitura de Niterói.

“O programa de Mediação de Conflitos contará com a participação das igrejas e, em todas as regiões da cidade, teremos multiplicadores. Eles serão treinados para a mediação de conflitos dentro das comunidades e ajudar no combate à violência”, disse o prefeito. Rodrigo Neves ressaltou que a Prefeitura de Niterói tem feito grandes investimentos para combater a violência na cidade, mesmo sendo a segurança pública uma atribuição do governo estadual.

“A violência tem múltiplas causas e precisa ser abordada por uma política multidimensional, como a que estamos desenvolvendo na nossa cidade através do Pacto Niterói contra a Violência, com ações que vão desde o reforço escolar, reabertura de CIEPs e programas de geração de emprego para os jovens até o aumento dos efetivos policiais nas ruas e adoção de tecnologia de ponta, como os Portais de Segurança, o sistema de cercamento eletrônico por câmeras implantado pela Prefeitura”, declarou Rodrigo.

A caminhada foi precedida de uma Celebração Interreligiosa pela Paz, no Museu de Arte Contemporânea (MAC). Após a cerimônia, a caminhada seguiu pela Praia de Icaraí até a Igreja de São Judas Tadeu.

O evento foi descrito pelos organizadores como um momento de união pela paz, contrapondo o contexto de violência em que a sociedade brasileira está vivendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *