Secretaria de Saúde investiga caso de peste bubônica em São Gonçalo

Foi divulgado nesta quinta-feira (10), a suspeita de contaminação por peste bubônica em uma paciente, em São Gonçalo. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, não foi confirmada a doença na paciente e sim a cultura de ferida com variações, porém a bactéria foi isolada. O laboratório colheu a hemocultura nesta quinta.

A direção do Hospital Municipal Luiz Palmier (HLP), esclareceu que “cabe destacar que a pessoa não apresenta o quadro da doença, sendo o resultado do exame feito no HLP a motivação da suspeita sobre a doença. Sem a confirmação do diagnóstico, a unidade encaminhou o exame para reavaliação em serviço de doenças infecto contagiosas, como a Fiocruz. O resultado ainda é desconhecido, entretanto, todas as medidas de precaução foram tomadas pelas equipes do HLP”, informou a nota da unidade médica.

Peste bubônica
Quem é exposto a Peste bubônica manifesta sintomas semelhantes aos da gripe, incluindo febre, dores de cabeça e vômito. Os gânglios linfáticos mais próximos do local onde a bactéria penetrou na pele podem encontrar-se inchados e dolorosos.Em alguns casos os gânglios inflamados podem-se abrir. A peste bubônica é transmitida principalmente por pulgas entre animais de pequeno porte.Pode também ser o resultado da exposição aos fluidos corporais de um animal infetado com a peste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *