Saúde vai distribuir mais 5,2 milhões de doses de vacina

Dois dias após algumas cidades do Estado do Rio de Janeiro anunciarem a suspensão da imunização por conta da falta de doses, o Ministério da Saúde anunciou que vai distribuir, nessa quinta-feira (29), mais 5,2 milhões de doses vacinas contra a Covid-19 aos Estados. Segundo a nota, serão 5,1 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e mais 104,8 mil doses da Coronavac, do laboratório chinês Sinovac, feita em parceria com o Instituto Butantan.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, as doses chegam ainda hoje a todos os estados e oa Distrito Federal. Pelo Plano nacional de Imunização (PNI), as doses são destinadas para a vacinação de idosos entre 60 e 64 anos, forças de segurança e salvamento e Forças Armadas que atuam na linha de frente da pandemia. Além disso, estão sendo enviadas vacinas adicionais para imunização de trabalhadores da saúde de Santa Catarina, no Sul do país.

De acordo com o ministério, a estratégia de distribuição de vacinas contra a covid-19 é revisada semanalmente em reuniões tripartites – com participação dos governos federal, estaduais e municipais –, observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante: quatro semanas para a vacina do Butantan e 12 semanas para as doses da Fiocruz.

Na última terça-feira, Maricá suspendeu a aplicação da segunda dose da Coronavac por falta de vacinas. Com o recebimento das novas doses a imunização deve ser retomada na sexta-feira (30), o que ainda deve ser confirmado pela prefeitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − dois =