Saúde mais perto das pessoas

A Clínica Gonçalense do Barro Vermelho completou um ano de funcionamento no último sábado (17), com a marca de 60 mil pacientes em todas as especialidades oferecidas na unidade.

Além do atendimento com clínico geral, a unidade realiza assistência especializada nas áreas de pediatria, ginecologia, cardiologia, dermatologia, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, urologia e odontologia. O prédio de dois andares ainda atende com dispensação de medicamentos na farmácia, coleta de exames laboratoriais, puericultura, sala de vacina, sala de curativos e auditório para palestras.
Pensando em incentivar a vida ativa através dos exercícios físicos, o espaço conta também com uma academia da saúde. Entre os diversos equipamentos estão o simulador de percurso, que desenvolve a coordenação motora e aumenta a mobilidade dos membros inferiores. Entre as atividades estão a aeróbica, dança, aparelhos e atividades sociais.

Segundo a aposentada Neuma Barros, de 74 anos, além dos atendimentos médicos, as atividades físicas e eventos realizados na unidade auxiliam no bem-estar. “Antes eu ficava em casa vendo televisão, sem nada de novo na vida. Agora sou uma idosa ativa, faço exercícios, fiz amizades”, conta.

A unidade conta também com um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), serviço que realiza ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e tem como objetivos oferecer apoio emocional ao usuário e ajudá-lo a avaliar os riscos que corre e as melhores maneiras de prevenção. A pessoa pode realizar o teste para HIV, sífilis e hepatites B e C gratuitamente na clínica, ou em outros 13 núcleos distribuídos pelo município.

O primeiro Centro de Especialidades Odontológicas do município de São Gonçalo funciona na nova Clínica Municipal Gonçalense. O atendimento é uma continuidade do trabalho realizado pelas equipes de saúde bucal das ESFs, que encaminharão casos complexos.
Com atendimento especializado a pacientes com deficiência, a unidade realiza atendimento em endodontia (tratamentos de canal, fraturas dentárias, lesões), cirurgia de pequeno porte (extração de dentes, dente do siso e pequenas correções ósseas), além de periodontia (gengivite, periodontite) e estomatologista, que tem como finalidade prevenir, diagnosticar e tratar as doenças que se manifestam na cavidade da boca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + 8 =