Saquarema lança projeto para doação de adubo orgânico

Saquarema está lançando um projeto pioneiro na cidade de doação de adubo orgânico para distribuição gratuita aos pequenos produtores do município. O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca. As atividades tiveram início ontem (8), com o equipamento triturador adquirido pelo projeto produzindo as primeiras remessas de material de adubação.

O adubo orgânico é uma ótima alternativa para suprir a necessidade nutricional das plantas. Associados a outros fertilizantes e adotando tecnologias de aplicação, esses produtos podem ampliar significativamente a produtividade da propriedade.

O resíduo vegetal é um ótimo material para servir como cobertura morta em área de plantio. Ele pode fornecer importantes nutrientes às plantas, como nitrogênio, além de formar uma proteção que preserva a umidade do solo e reduz a ação de fungos, o crescimento de plantas daninhas e a proliferação de insetos.

Sua aplicação é muito simples: basta pegar o material recém-cortado e espalhar pela plantação. Outra vantagem é o baixo custo, especialmente no curto prazo. Por ser leve, é apropriada para praticamente todos os tipos de plantas. Deve-se ter o cuidado, no entanto, de utilizá-la somente quando estiver bem seca, uma vez que pode mofar a parte inferior e contaminar o solo.

No primeiro dia de atividade, foram triturados diversos galhos e restos de podas que foram entregues em grande quantidade na sede da Secretaria de Agricultura. Uma parte do material será distribuído para os produtores da cidade, que utilizam o material para compostagem em suas propriedades, na zona rural do município. O restante é utilizado pela própria Secretaria Municipal de Agricultura, na manutenção de plantações da região central d Saquarema.

O adubo pode ser retirado pelos agricultores na sede da Secretaria, situada na Rodovia Amaral Peixoto, km 52, Sampaio Corrêa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + 2 =