São Gonçalo vai ganhar Feira Nordestina

Raquel Morais –

São Gonçalo está prestes a ganhar uma Feira Nordestina em Neves, na Rua Oliveira Botelho. O espaço vai abrigar 27 barracas, que vão mostrar um pouco dessa cultura através da gastronomia e da arte. A administração municipal divulgou que em breve sairá um edital para que comerciantes possam se inscrever e atuar no espaço, que está em obras. E o município de Niterói também está envolvido com esse tema, com a aprovação do Projeto de Lei 394/2018 que visa criar a Semana do Nordestino na cidade no mês de agosto.

A Feira Nordestina de São Gonçalo está sendo construída em um terreno baldio em Neves, na altura do Colégio Municipal Ernani Faria, em Neves, em frente ao Detran. O local sempre foi usado como ponto de venda de objetos usados na conhecida Feira de Neves, que acontece todo domingo pela manhã. A Prefeitura de São Gonçalo informou que o espaço está em obras, que estão em reta final e vão funcionar 27 barracas.

O que chama atenção de quem passa pela rua é a quantidade de lixeiras que já foram instaladas: 14 de um lado e 12 de outro, além de uma do lado de fora de um portão de ‘fachada’, pois não isola o local. “Eu achei ótima essa construção pois diminuiu o tamanho do espaço para a bagunçada Feira de Neves. Além de ser um investimento do município é também uma opção de lazer não só para os gonçalenses e uma valorização da cultura nordestina”, pontuou o motorista de aplicativo Fernando Vieira, de 55 anos.

E sobre a valorização dessa cultura, a empresária Francisca Nonato, mais conhecida como Chiquita, também comemorou o empreendimento. “O coração do nordestino é alegre e acolhedor. A gastronomia é típica para compartilhar com a família e amigos. A fartura e seu sabor lembram o melhor que a vida tem, e a vida é para ser vivida com alegria, música e mesa farta”, contou a dona do maior restaurante nordestino da Feira de São Cristóvão, que também se instalou em Niterói em agosto do ano passado.

SEMANA DO NORDESTINO EM NITERÓI
E Niterói também está de olho nessa cultura com a criação do Projeto de Lei pelo vereador João Gustavo (PHS) que institui a Semana do Nordestino em Niterói, sempre de 15 a 21 de agosto. “Foi aprovado em segunda discussão e agora estamos aguardando. Essa medida será uma comemoração em homenagem aos nordestinos no município de Niterói. Hoje temos na cidade uma legião de nordestinos na cidade que trabalham em restaurantes, construção civil, em todos os ramos econômicos e sociais de Niterói. Essa Lei é um apoio e uma foram de valorizar e aproximar essas raízes e tradições deles para todo o município”, finalizou o vereador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *