São Gonçalo terá missa online para comemorar padroeiro da cidade

A cidade de São Gonçalo começa nesta quinta-feira (7) as celebrações pelo dia do padroeiro São Gonçalo do Amarante, que é comemorado no dia 10 de janeiro. Os eventos na Igreja Matriz, que fica no Centro, contarão com presença do prefeito Capitão Nelson.

Seguindo todos os protocolos para evitar o contágio do novo coronavírus, haverá missas na Igreja Matriz de São Gonçalo, com público reduzido e transmissão via internet, lançamento de livro e missa campal. A tradicional procissão não será realizada em virtude da pandemia.

Quem quiser participar das missas presenciais deverá se inscrever pela internet. O número de participantes será limitado a 150 pessoas, obedecendo aos protocolos de distanciamento.

“Uma equipe preparada estará a postos para observar se os protocolos estão sendo cumpridos. São ações necessárias nesse período”, disse o padre André Luis Siqueira.

Para todos os participantes será obrigatório o uso de máscara de proteção facial que cubra nariz e boca, além da recomendação de que a pessoa porte o próprio recipiente com álcool em gel, além do que será disponibilizado na paróquia.

O devoto que não conseguir fazer a inscrição não ficará de fora da comemoração. As missas serão transmitidas via internet, através do canal de Youtube da paróquia. Segundo o padre André Luis, tempos difíceis reforçam ainda mais a importância da fé.

“Em meio ao cenário de desesperança que temos vivido, as pessoas não veem solução em curto prazo. O índice de desemprego é altíssimo, a saúde está precária. A fé é buscada como esperança. A fé é sempre importante, porém, quanto mais complicado o cenário, a fé se mostra ainda mais relevante para as pessoas”, disse o pároco.

Na sexta-feira (8), haverá o lançamento do livro “Um ilustre desconhecido – Gonçalo Gonçalves, os processos de colonização lusa nas terras guanabarinas e identidade local”, do autor Rui Aniceto Nascimento Fernandes. A publicação traz a história do português Gonçalo Gonçalves, que se confunde com o nascimento do município, quando em 1579, Gonçalo ergueu a Paróquia de São Gonçalo do Amarante para homenagear seu santo de devoção, dando origem à cidade.


Programação :

– Quinta-feira (7)

Missa e adoração às 19.

– Sexta-feira (8)

Missa e lançamento do livro “Um ilustre desconhecido – Gonçalo Gonçalves, os processos de colonização lusa nas terras guanabarinas e identidade local”, publicação que conta a trajetória e vida de Gonçalo Gonçalves, do autor Rui Aniceto Nascimento Fernandes.

– Sábado (9)

Missa Campal e contação de história sobre a vida do padroeiro.



– Domingo (10)

Celebração de missas às 7h, 9h,11h e 19h

Música ao vivo às 20h30: Violão e suas possibilidades.



Endereço virtual para se inscrever nos eventos da paróquia
https://www.eventbrite.com.br/o/paroquia-sao-goncalo-de-amarante-30451752504



Link para o canal de youtube da paróquia: https://www.youtube.com/channel/UCU3bj5zCgLygrfZ65X1XvyQ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + 1 =