São Gonçalo registra em 48h 15 mortes e mais de 800 casos de Covid

Camilla Galeano e Augusto Aguiar

Segundo boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo, a cidade registrou 15 óbitos ontem em decorrência do novo coronavírus, chegando a 1.018 no total. Em comparação com o boletim anterior, divulgado no sábado (2), o número de óbitos era 1.003, com 33.293 casos confirmados. Na segunda-feira (4), o número de casos já tinha subido para 34.132.

Até o momento, São Gonçalo tem 31.052 curados, 75 hospitalizados na Rede Pública Municipal de Saúde, 1.987 em quarentena domiciliar, e 116 óbitos em investigação.

Dezenas de pessoas, de várias idades, tiveram de ter muita paciência na manhã de ontem para realização de testes para Covid-19 em um dos postos de saúde abertos pela Prefeitura de São Gonçalo, no bairro Zé Garoto. Além disso, muitos pacientes reclamaram também do não cumprimento de medidas de distanciamento e no contato entre pacientes idosos e mais jovens.

Além desse fato, os testes do tipo RT-PCR (sangue) estava sendo realizado, mas depois de esperar por longo período na fila, muitas pessoas disseram que foram informadas que o outro tipo de teste, do tipo Swab, só estava sendo realizado através de encaminhamento médico, o que gerou ainda mais reclamações, além do fato que durante o atendimento o sistema informatizado foi interrompido por falta de sinal de internet.

Desde o fim do mês de novembro, o município de São Gonçalo, devido ao aumento de casos e a grande demanda por testes para Covid-19 abriu postos de triagem para realização de testes rápidos. Um desse postos fica junto à Praça Zé Garoto, que passou a apresentar filas para atendimento. Desde as primeiras horas da manhã, as filas começam a se formar. Mais de dez postos de testagem passaram a funcionar em pontos diferentes. Preocupada com o aumento do número de casos. Procurada, a Secretaria de Saúde respondeu em nota que o teste RT-QPCR é realizado apenas nos pacientes que apresentam de 2 a 8 dias de sintomas.

Além de explicar que o próprio médico que atende o paciente no Centro de Triagem faz o encaminhamento para o teste. Quem chega com encaminhamento de outra unidade, também é atendido e realiza o exame na hora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × dois =