Imagem Principal
São Gonçalo inicia vacinação de moradores com mais de 18 anos nesta sexta-feira
São Gonçalo inicia vacinação de moradores com mais de 18 anos nesta sexta-feira
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 09 de julho de 2021FacebookTwitterInstagram

São Gonçalo chega, nesta sexta-feira (9), aos gonçalenses com mais de 18 anos na vacinação contra a Covid-19. Doze pontos de vacinação estão disponíveis, três deles com drive-thru. A Clínica Gonçalense do Mutondo e a Clínica Dr. Zerbini, no Arsenal, funcionam até 21h. Nestas duas unidades, os gonçalenses devem chegar até as 20h30 e nos outros locais até 16h30 nesta sexta-feira. No sábado (10), todos os pontos funcionam das 8h às 17h. Vale lembrar que todos os locais de vacinação vão funcionar, normalmente, na próxima semana – tanto para aplicação da primeira dose quanto para a segunda dose. 

As grávidas que tomaram o imunizante Astrazeneca vão receber a segunda dose da Pfizer, segundo informe técnico da Secretaria de Estado de Saúde. Essas grávidas estão aptas para esta vacina, em São Gonçalo, a partir do fim de julho. Vale lembrar que só as grávidas, puérperas e lactantes têm exclusividade para tomar a vacina da Pfizer. Pessoas com comorbidades, doenças neurológicas crônicas e deficiência permanente também podem tomar esta vacina, segundo o informe técnico do Governo do Estado. No entanto, não há exclusividade, já que estes grupos podem ser vacinados com outras vacinas. Para ter escolha do imunizante, o gonçalense deve ter um laudo médico indicando a aplicação da vacina escolhida e os motivos. 
Para a segunda dose, as vacinas Astrazeneca e Coronavac estão disponíveis. A primeira para quem tem mais de 12 semanas de vacinado e a segunda para quem tem mais de 21 dias de vacinado. A segunda dose da Pfizer ainda não está disponível. Para a segunda dose, todos devem estar munidos com o comprovante da primeira dose da vacina aplicada no município.

Comprovante de residência – Para a vacinação, todos devem apresentar CPF ou cartão do SUS, caderneta de vacinação e comprovante de residência no próprio nome. Quem não tiver comprovante de endereço no próprio nome poderá apresentar comprovante no nome de seus pais ou cônjuge, desde que comprove tal parentesco.   

Balanço – Desde o início da campanha, a cidade vacinou 508.136 pessoas. Destas, 21.423 receberam a dose única da Janssen. Ao todo, 32.263 trabalhadores da saúde, 136.301 idosos com mais de 60 anos, 1.692 funcionários e pessoas em Instituições de Longa Permanência (Ilpis), 105 pessoas de residências terapêuticas, dois indígenas, 83.209 pessoas com comorbidades, 1.315 pessoas com deficiência permanente, 8.207 trabalhadores da educação, 380 trabalhadores das forças de segurança e salvamento, 2.815 acamados, 232.711 pessoas da população em geral com mais de 22 anos, 3.590 pessoas privadas de liberdade, 39 pessoas em situação de rua, 294 portuários e 5.209 gestantes, puérperas e lactantes foram vacinados. Até as 16h desta quinta-feira (8), 143.082 pessoas tinham sido imunizadas com a segunda dose.    

Relacionadas