São Gonçalo inicia vacinação contra gripe na próxima semana

A vacinação contra a gripe em São Gonçalo começa na próxima segunda-feira (19), e segue até o dia 9 de julho. A 23ª Campanha Nacional contra a Influenza 2021 será dividida em três fases, começando pelas crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), povos indígenas e trabalhadores da saúde da próxima segunda-feira até o dia 10 de maio. Ao todo, 67 unidades de saúde vão imunizar contra a gripe.

Todas as salas de vacinação de rotina aplicarão a vacina nos grupos prioritários, exceto os pontos que aplicam a vacina da Covid-19 para evitar aglomerações e aumento de sobrecarga no serviço de saúde.

“A campanha de vacinação contra a influenza coincide com a realização da vacinação contra a Covid-19. É importante que seja priorizada a administração da vacina Covid-19 para pessoas contempladas no grupo prioritário”, disse o coordenador de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo, Rafael Vidal, alertando ainda que as pessoas vacinadas contra a Covid-19 devem respeitar o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas. Quem fizer parte do grupo prioritário e estiver nessa situação, deve agendar a vacina influenza, segundo orientação da coordenação e vacinação.

A primeira fase (19/04 a 10/05) será para crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), povos indígenas e trabalhadores da saúde. A segunda fase contemplará, de 11 de maio a 8 de junho, idosos e professores. E a terceira fase vai acontecer de 09 de junho a 09 de julho, para quem tem comorbidades, pessoas com deficiência permanente; adolescentes e jovens em medidas sócio-educativas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, forças armadas e forças de segurança e salvamento, trabalhadores portuários, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário urbano e de longo curso.

Para se vacinar, é preciso apresentar a carteira de vacinação (adulto e criança), identidade ou certidão de nascimento, cartão do SUS ou CPF e comprovante de residência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 2 =