São Gonçalo comemora 131 anos de emancipação nesta quarta-feira

Celebração conta com apresentação de projetos e várias atividades recreativas

São Gonçalo comemora os 131 anos de sua emancipação político-administrativa nesta quarta-feira (22), com anúncio de uma série de projetos que serão viabilizados com recursos provenientes da concessão dos serviços da Cedae. Durante as comemorações, o município vai realizar ações sociais voltadas para as crianças. Também haverá show com o cantor Tiee. A celebração vai contar com a presença do governador Cláudio Castro. O tradicional desfile cívico-militar foi cancelado, em decorrência da pandemia do coronavírus.

O início das comemorações acontece no Teatro Municipal George Savalla Gomes, às 10h, onde o prefeito Capitão Nelson e o secretário municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas, farão a apresentação do Plano Estratégico “Novos Rumos”, que detalhará os investimentos a serem realizados na cidade.

Ainda no palco do recém-inaugurado Teatro Municipal, será anunciado o início dos atendimentos à população através do aplicativo Colab. A ferramenta é uma plataforma digital em que os munícipes poderão solicitar serviços e fazer sugestões. Através do aplicativo, a população também poderá participar de consultas públicas sobre intervenções programadas para a cidade.

Na sequência, será lançado, no Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão), a primeira edição do programa Inclusão Social, “Dia de Recreação”, para crianças de até 12 anos. A ação, que contará com a presença do governador Cláudio Castro, é uma atividade da Secretaria Municipal de Assistência Social, com participação das secretarias de Turismo e Cultura, Esporte e Lazer, Habitação, Desenvolvimento Econômico, Saúde e Defesa Civil e Ordem Pública. A Fundação para a Infância e Adolescência (FIA-RJ) vai participar do evento.

O evento acontece das 10h às 15h, com recreação infantil, oficinas para crianças (confeiteiro, trança), contação de história, brinquedos, apresentação da Orquestra Municipal de São Gonçalo e de artistas circenses, aplicação de flúor e limpeza pela equipe do Odontomóvel, e oferta de lanches, pipoca, algodão-doce e bolo. Além disso, terá emissão de CPF e isenção de documentos como RG, Certidões de nascimento, casamento e óbito.

O dia comemorativo pela emancipação de São Gonçalo também contará com atividades esportivas na Praça Estephania de Carvalho (Praça Zé Garoto). A Secretaria de Esporte e Lazer promove uma manhã de atividades com alongamento, apresentação de lutas com a participação do público, aulão de ritmos e animação para as crianças. As atividades começam às 8h30min e seguem até 12h. Outras atividades como pula-pula com monitores, atividades de minibadminton e minitênis, verificação de pressão, glicemia, frequência cardíaca e saturação, além de orientação nutricional.

Já às 17 horas, será a vez do cantor gonçalense Tiee sobir ao palco do Teatro Municipal George Savalla Gomes para um espetáculo gratuito, que terá público limitado devido ao protocolo de segurança de combate à pandemia do coronavírus. Os convites para o espetáculo foram sorteados gratuitamente para a população da cidade, através da rede social da Prefeitura. Foram distribuídos 75 pares de ingressos.

Por fim, às 19 horas, o prefeito Capitão Nelson assiste a Santa Missa, na Igreja Matriz São Gonçalo de Amarante, que comemorará a beatificação do padroeiro, além de comemorar o aniversário da cidade. A celebração será realizada pelo arcebispo D.José Francisco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.