São Gonçalo comemora 129 anos

Prefeito José Luiz Nanci em entrevista a A TRIBUNA

Com uma população estimada em 1.084.839 habitantes, São Gonçalo completa neste domingo 129 anos. Além do desfile cívico, escolar e militar, que acontece entre as ruas Coronel Moreira César e Feliciano Sodré, a partir das 8 horas, o prefeito José Luiz Nanci anunciou alguns ‘presentes’ que o município irá receber até o final do ano, como a abertura de concurso para guardas, professores e funcionários administrativos.

“Os números de vagas de professores e administrativo ainda estão sendo contabilizados, mas guardas, serão 150 novas vagas. Até o final do ano o edital irá ser lançado”, contou Nanci que explicou também sobre o novo processo de armamento que a Guarda Municipal de São Gonçalo vem passando.

“A partir de janeiro do ano que vem os primeiros 50 guardas já estarão armados andando pelo Centro da cidade. Levam mais ou menos cinco meses o treinamento, então a cada cinco meses teremos novos 50 guardas passando pelo treinamento. A intenção é que os 360 que temos atualmente e mais os novos 150 guardas, passem por esse treinamento”, esclareceu.

Em relação a cultura, considerado um dos pontos menos lembrados em São Gonçalo, o prefeito destacou a inauguração do Centro de Tradições Nordestinas Severo Embaixador Nordestino que está programada para novembro. “O Centro vai ser uma opção de lazer não só para os nordestinos, que possuem uma comunidade muito grande em nossa cidade, mas para todos os gonçalenses, que poderão se divertir com tranquilidade em um espaço totalmente revitalizado. Muitos saem daqui e vão para a feira no Rio, agora eles vã ter uma perto de casa. Sem contar que revitalizamos um espaço que estava abandonado ali em Neves”, pontuou.

Além dos 24 quiosques destinados a abrigar a feira de artesanato, comidas e bebidas típicas, espaço para trânsito de pedestres com mesas e cadeiras padronizadas, banheiros para uso público, palco para shows e performances referentes à cultura do nordeste brasileiro, e estacionamento para os artistas. Além disso, por meio de uma parceria com a Enel será construída também uma quadra poliesportiva e um mirante com vista para Baia de Guanabara.

“Ainda sobre cultura, enviamos um ofício [ao Ministério Público] esta semana para tentar botar um fim nesse imbróglio do Teatro Municipal. Queremos negociar a dívida para finalmente abrirmos esse importante equipamento cultural. Estamos trabalhando para que os primeiros espetáculos já comecem a acontecer logo no primeiro semestre de 2020”, prometeu o prefeito.

Desfile

A concentração será feita a partir das 7 horas, na Rua Euzelina, próximo à Praça Estephânia de Carvalho (Zé Garoto). As escolas iniciam o desfile a partir do Hospital de Clínicas de São Gonçalo, na Rua Coronel Moreira César, no Centro, e seguem até a Praça Doutor Luiz Palmier (Rôdo), na Rua Doutor Feliciano Sodré. Para o prefeito José Luiz Nanci, a celebração serve justamente para lembrar uma data que simboliza a autonomia conquistada pelo município.

“Muitas pessoas não sabem da real importância de serem chamados a desfilar. Mas são ações que contribuem no reforço do patriotismo entre os jovens, lembrando a eles nossa história e nossas raízes”, declara o chefe do executivo.

As instituições de ensino que vão desfilar, por ordem, são as seguintes: Escola Municipal Leonor Corrêa, Associação Assistencial Educacional Macadeski, Creche Comunitário Macadeski, Colégio Municipal Amaral Peixoto, Obra Social de Apoio à Criança, Creche Comunitário Amigos do Serpa, Escola Municipal Ernani Faria, Creche Escola Raiz de Davi, Ciep 250 Rosendo Rica Marcos, Escola Municipal Almirante Alfredo Carlos Soares Dutra, Escola Municipal Margarida Rosa Galvão, Ciep 051 Anita Garibaldi, Escola Municipal Doutor Armando Leão Ferreira, Colégio Municipal Estephânia de Carvalho, Colégio Municipal Presidente Castello Branco, Colégio de Aplicação Dom Hélder Câmara, Universidade Salgado de Oliveira, Centro Educacional Mendes Duarte, Centro Educacional Pericar, Centro Educacional Souza Bandeira, Educandário Cecília Meirelles, Centro Educacional Olivia Lima e Instituto de Educação Clélia Nanci.

O desfile ainda contará com instituições militares, desfile de motorizados, instituições assistenciais e entidades filantrópicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *