Saíram editais de concurso público na UFF

A Universidade Federal Fluminense (UFF) possui duas novidades importantes para concursos públicos em 2021. A primeira é o Edital nº 53/2020 que atualiza o calendário de eventos relativos ao Concurso Público, inicialmente aberto pelo Edital nº 337/2019, destinado ao provimento de 63 vagas em cargos técnico-administrativos em educação. A segunda é o lançamento do novo Edital nº 54/2020 de concurso público para 81 vagas de professores em departamentos de ensino da Universidade. Ambos não oferecem vagas novas, mas reposições onde ocorreram vacâncias por aposentadoria ou falecimento de membros do quadro de servidores.

No certame dedicado a docentes, há um avanço muito importante na aplicação das políticas de ação afirmativa, previstas na Lei 8.112/90; Lei 12.990/2014 e Decreto 9.508/2018, reservando 16 vagas para negros e 5 para pessoas com deficiência.

As inscrições para o edital destinado a vagas docentes já estão abertas e vão até o dia 11 de fevereiro. Enquanto que o período para os técnicos-administrativos vai de 23 de fevereiro a 11 de março. Mais informações sobre o calendário e a realização das provas podem ser obtidas nos editais.

De acordo com o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nobrega, a publicação dos editais ao final de 2020 foi uma decisão estratégica importante para reorganizar as ações de reposição das perdas de docentes antes da virada do ano de forma a construir as condições administrativas para realizar os concursos públicos em 2021. “Infelizmente, o sistema de ensino superior não tem recebido autorização para abertura de novas vagas, limitando nossa capacidade de corrigir distorções históricas. Portanto, trabalhamos para dar maior agilidade no processo administrativo e adiantar a retomada desses editais para garantir a reposição das vacâncias do nosso quadro de servidores técnicos e docentes, já que tivemos um ano em que os concursos estavam suspensos em decorrência da pandemia.” 

A aplicação das provas, todavia, depende das condições de saúde no estado do Rio de Janeiro relacionadas à pandemia de Covid-19. “Estamos construindo legalidade e as condições operacionais para a realização das etapas dos concursos em modelos híbridos já que, claro, a execução presencial vai depender do contexto sanitário que ainda é incerto e dinâmico”, afirmou.

Segundo a pró-reitora de Gestão de Pessoas (Progepe), Denise Aparecida de Miranda Rosas, essa ação traz esperança de novo reforço no quadro de pessoal da Universidade após um ano tão difícil em função da pandemia do Covid-19. “Os editais possibilitarão novas inscrições e estabelecem um calendário previsto, já que estas tiveram que ser suspensas em função da necessidade de distanciamento social. Com este novo cronograma, esperamos repor o quadro da Universidade e atender as demandas crescentes de servidores docentes e técnico-administrativos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 5 =