Sábado é o Dia D de vacinação contra o Sarampo

Raquel Morais –

Neste sábado será o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra polio e o sarampo em todo o país e a meta do Governo Federal é imunizar 11,2 milhões de crianças e atingir o marco de 95% de cobertura até o dia 31 de agosto. Até terça-feira, no Estado, foram aplicadas 54.990 doses da vacina contra a pólio e 69.524 contra sarampo. As prefeituras de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá foram questionadas sobre a quantidade de doses aplicadas desde o início da campanha, no dia 6, mas as administrações municipais não divulgaram até o fechamento dessa edição.

Na Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, no Centro, o movimento foi intenso na parte da manhã por pais tentando a imunização dos filhos. A dona de casa Maria da Conceição Neves, de 46 anos, esteve na unidade de saúde buscando informação se sua neta de quatro anos poderia ser vacinada. “Eu não lembro se a mãe dela levou ela no posto e tive a informação. Vou aproveitar o sábado e levar ela para tomar as doses”, explicou.
Em Niterói, a imunização está disponível em 54 salas de vacina localizadas nas Policlínicas Regionais, Unidades Básicas de Saúde e módulos do Programa Médico de Família, de segunda a sexta, de 8h às 17h. No sábado, mais de 500 profissionais irão aplicar as doses nessas unidades. A campanha segue até o dia 31 e a meta do município é vacinar aproximadamente 25 mil crianças.

O público-alvo da campanha é composto por crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias que receberão uma dose de vacina contra poliomielite e uma dose contra o sarampo. É importante que os pais levem a Caderneta de Vacinação dos seus filhos para avaliação da situação vacinal. A vacina é contraindicada para gestantes, bebês menores de 6 meses de idade e pessoas com imunidade comprometida por conta de doenças.

SÃO GONÇALO
A Prefeitura de São Gonçalo divulgou que conta com 71 salas de vacina à disposição da população de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, a Secretaria Municipal de Saúde tem como meta imunizar 95% do público-alvo, o equivalente a 44.109 crianças. O Shopping São Gonçalo, no bairro Boa Vista, também será um ponto de imunização neste Dia D, no horário de 10h às 16h. Somente nos seis primeiros meses deste ano, foram utilizadas 8.041 doses da vacina na imunização contra poliomielite. Destes, 4.263 doses foram durante o período de campanha, que se iniciou dia 6 de agosto. Já contra o sarampo, foram 12.659 doses da vacina tríplice viral de janeiro a julho, sendo 4.055 nos últimos oito dias.

ITABORAÍ
A administração pública informou que as vacinas estarão disponíveis em todas as 36 Unidades de Saúde da Família da cidade. A meta da coordenadoria da Divisão de Imunobiológicos é de alcançar 95% de cobertura vacinal contra poliomielite e sarampo. A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que o comparecimento às Unidades de Saúde para a vacinação é de extrema importância, para contribuir com a redução do risco de reintrodução do polivírus selvagem, sarampo e rubéola, mesmo sem nenhum registro de casos na cidade. Para vacinar basta comparecer a uma das Unidades de Saúde da Família com a carteirinha de vacinação, das 8h às 17h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *