Roubo de veículos volta a alertar polícia

Augusto Aguiar –

O combate à criminalidade na sua totalidade está sendo implementado pelas polícias Civil e Militar rotineiramente, mas os roubos de veículos vêm despertando um alerta das autoridades. Dados estatísticos do Instituto de Segurança Pública (ISP) apontam que na cidade de Niterói essa prática teve 36,75% de aumento no ano, em comparação ao mesmo período do ano passado (de janeiro a julho).

Na região apontada como Grande Niterói, que se estende até Maricá, em janeiro foram registrados 143 casos, 187 em fevereiro, 201 em março, 233 em abril, 178 em maio e 189 em junho. A totalização foi de 1.131 registros, 36,75% de casos a mais do que no mesmo período do ano passado (827 registros). No levantamento, a Zona Norte da cidade foi responsável pela maior parte das ocorrências, mas a Zona Sul também passou a ter queixas, em ataques de bandidos em vias – como a Rua Ministro Otávio Kelly, na altura da Avenida Sete de Setembro, em Icaraí –, registrados por câmeras de segurança. A incidência levou moradores e transeuntes a apelidar o local como “esquina do perdeu”, quando até abaixo-assinados pedindo providências das autoridades foram elaborados.

Policiais militares estão mapeando os dias, horários e locais das ocorrências para a realização de ações de repressão. Nesse trabalho também está sendo ouvido informes de moradores e transeuntes.

De acordo com informes, em boa parte dos casos a modalidade “roubo de veículo” está relacionada a outros tipos de crime, como o tráfico de drogas, por exemplo. Na manhã de sexta-feira, criminosos envolvidos num confronto entre traficantes de facções rivais na Zona Norte da cidade roubaram durante a fuga dois veículos utilitários. Eles colidiram com um deles e roubaram um outro, no qual estavam duas crianças que seguiam para uma creche. As vítimas foram mantidas como reféns e encontradas e libertadas cerca de uma hora depois em São Gonçalo, no bairro do Pita. Outra iniciativa que cada vez mais está sendo empregada no trabalho preventivo é a instalação de câmeras de segurança, que possibilitará maior agilidade e rapidez da polícia no trabalho repressivo.

PM prende dois com carro roubado
Depois de receberem uma denúncia de que dois criminosos estavam trafegando com um carro roubado pela Rodovia Amaral Peixoto (RJ-104), policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) montaram um cerco e deram início a uma perseguição aos acusados, que terminou na descida da Caixa D’Água, no bairro Caramujo. Os acusados, identificados como Alex Rocha Nascimento e Renathiellen da Silva Lourenço, foram presos no local após perderem a direção do veículo, um Jac preto, e colidirem contra a mureta de proteção da via. Os acusados foram dominados e conduzidos para autuação na central de flagrantes da 78ª DP (Fonseca). O trânsito ficou confuso no local, com o bloqueio parcial da pista sentido Alameda São Boaventura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + 12 =