Rotativo potencializa uso de vagas e gera benefícios

Com quase quatro anos de operação em Macaé, o sistema de estacionamento rotativo funciona por meio de equipamentos eletrônicos (parquímetro) que permitem o controle de arrecadação e emissão de comprovante de pagamento para o tempo determinado. São 782 locais na chamada Zona Azul, área central da cidade, em que o uso do tíquete é obrigatório. O sistema busca potencializar o uso das vagas, já que estabelece limite de tempo para utilização dos espaços.

A concessão, prevista na Lei municipal número 3.750/2012, é válida por 10 anos, sendo que, de todo valor arrecado por meio do Estacionamento Rotativo, 27% é revertido para a prefeitura (gerenciado on-line pela empresa e poder público). Os valores podem ser conferidos mensalmente no Portal da Transparência.

Desde 2013, com o contrato 157/2012, o objetivo é auxiliar a administração pública e, também, gerar benefícios como: financiamento e investimento em programas e projetos de transportes e trânsito; contribuição com recursos financeiros e técnicos para o desenvolvimento e melhoria da sinalização viária, melhoria dos serviços de engenharia de trânsito e transporte, execução das atividades de policiamento e fiscalização do transito e transporte da cidade.

A arrecadação do estacionamento rotativo também permite investimentos na infraestrutura urbana de suporte ao sistema de trânsito, circulação de veículos e de pedestre, equipamentos que favoreçam a segurança na circulação de pedestre, especialmente os que tenham necessidades especiais, além do custeio em atividades associadas à circulação de pessoas, organização de fluidez do trânsito de veículos e pedestres.

“O rotativo permite um uso mais democrático das vagas, principalmente na região central da cidade, onde a procura é maior. Ampliar o potencial do uso de uma mesma vaga é uma das premissas do sistema rotativo”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Júlio Antunes.

Todas as ruas que fazem parte da Zona Azul estão sinalizadas com placas indicando o tempo máximo de estacionamento permitido de duas horas. O uso do tíquete emitido nos parquímetros para estacionar nas vagas regulamentadas é obrigatório, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h e aos sábados das 9h às 13h (podendo ser estendido no caso de datas comemorativas).

O sistema demarca vagas específicas para cada tipo de veículo e atividade. Sendo assim, os condutores devem estar atentos a cada uma delas, para que também estacionem somente nos locais permitidos. Inclusive, os agentes de trânsito atuam junto aos monitores do Estacionamento Rotativo para dar respaldo no que diz respeito ao cumprimento das leis de trânsito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + seis =