Rotativo começa a valer nesta segunda-feira em Rio Bonito

Com a intenção de aumentar e democratizar a oferta de vagas de carros nas vias públicas, além de melhorar o fluxo de veículos na cidade, começa a funcionar nesta segunda-feira (04) o sistema de estacionamento rotativo de Rio Bonito, que será operado pela empresa MultParKing, que ganhou a licitação em 2015 para operar o serviço no município.

Com capacidade total para 500 carros e vagas destinadas a idosos e portadores de deficiência, o estacionamento vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas, e aos sábados, das 9h às 17h, em cerca de 23 ruas do Centro. Será cobrada uma tarifa de R$ 2 por hora de permanência nas vagas. Aos domingos e feriados não haverá cobrança. A fiscalização ficará por conta da Guarda Municipal. Os locais designados para funcionamento do rotativo estão identificados por placas.

A cobrança do estacionamento será feita nas Ruas Iraci de Almeida Borges, Avenida Castelo Branco, Getúlio Vargas, Dr. Matos, Major Bezerra Cavalcante, Dr. Marinho, Conceição, Monsenhor Antônio de Souza Gens, Padre Domingos Puglia, Dr. Supardo, Vital Brasil, Siqueira Campos, João do Carmo, Oswaldo Cruz, Vereador Joaquim Castro, Rua XV de Novembro, Itabaiana de Oliveira, Dr. Francisco de Souza, Capitão Romário Porto, Arthur Bernardes e Praça da Bandeira.

O diretor do Degetran, Lucinei de Souza Penco, afirmou que 22% do que for arrecadado com o estacionamento rotativo, será repassado mensalmente para o Departamento Geral de Trânsito (Degetran) e será aplicada em sinalizações e semáforos.

“A ação da Guarda Municipal será para o cumprimento da lei. O funcionário da empresa não pode aplicar multas. Quem estacionar sem o cartão ou em desacordo com a sinalização pode resultar na infração de trânsito codificada pelo Denatran sob nº 554-12, punida com multa grave de R$ 195,23 e cinco pontos no prontuário do condutor, conforme disposições do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, Art. 181, inciso XVII”, explica Lucinei.

Tirando Dúvidas
Desde o início do mês de maio, os monitores da Multparking vêm fazendo uma campanha de esclarecimento junto à população, tirando dúvidas sobre o funcionamento do estacionamento rotativo. Uma dessas duvidas foi em relação a destinação de vagas para idosos e portadores de deficiência, que será de 5% e 2%, respectivamente. Moradores que residirem em casas ou prédios que não possuam garagem tem direito a estacionar gratuitamente na rua. Nesta semana acontece a pintura da sinalização vertical e horizontal dos locais do estacionamento.

“O idoso ou portadores de deficiência só tem direito as vagas se tiverem o cartão de estacionamento, que dá direito a gratuidade, e devem obedecer aos locais destinados para este fim. Não pode estacionar em qualquer lugar. Quem não tiver o cartão podem tirar o documento no departamento de trânsito”, garante o diretor do Degetran. Mais informações no site da empesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *