RioMarket: ter dados sobre audiovisual é importante para negociar com investidor

O setor de audiovisual no Brasil precisa ter dados sobre o seu desempenho para poder negociar com investidores. Esta foi uma das conclusões do debate de lançamento do estudo O Impacto Econômico do Setor Audiovisual Brasileiro, no RioMarket, área de negócios do Festival do Rio, no Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O estudo, elaborado pela Tendências Consultoria a pedido da Motion Picture Association (MPA), entidade que representa os seis maiores estúdios de Hollywood em todo o mundo e pelo Sindicato da Indústria Audiovisual (Sicav), com sede no Rio de Janeiro, tem indicadores sobre faturamento, empregos, renda, legislação, distribuição, tributação e ainda tratou dos desafios a enfrentar.

A presidente do Sicav, Silvia Rabello, que foi um dos participantes a defender a necessidade de ampliação dos indicadores do setor, disse que depois que o sindicato apresentou um panorama do setor com dados confiáveis em uma negociação com a Câmara Municipal do Rio e aprovação do prefeito Eduardo Paes, houve a prorrogação da lei que dá isenção de IPTU para as produtoras de audiovisual da cidade do Rio de Janeiro até o ano de 2022.

“Nós conseguimos a renovação da lei, justamente, apresentando os números de emprego, emprego indireto, geração de PIB, o quanto a produção de audiovisual perpassa por todos os elos da cadeia da indústria. Se precisa de marceneiro, de motorista, moda, tecido, calçado, enfim, tudo que se imaginar para se fazer uma produção audiovisual é necessário. Isso convenceu os vereadores e conseguimos a renovação”, disse.

Silvia diz que, no estado do Rio, diante da crise financeira não há como pedir incentivos, mas o setor pode representar uma ajuda para as finanças estaduais. “É o inverso. Hoje o audiovisual pode ajudar o estado a sair da crise, gerando emprego, gerando PIB, recolhendo imposto e usando toda a cadeia produtiva”.ed

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