Rio de Janeiro completa 456 anos

Nesta segunda-feira (1º) a cidade do Rio de Janeiro comemora 456 anos de fundação. A pandemia do coronavírus modificou a celebração do aniversário, mas a data não passará em branco. Além de solenidades e abertura de uma exposição fotográfica, também é lembrado o aniversário do Cristo Redentor, que completará 90 anos em 12 de outubro.

A exposição das fotos ficará ’em cartaz’ até dia 31 de março nos 24 postos da orla, do Leme ao Recreio. A mostra tem 48 fotografias do Rio Antigo, de vários fotógrafos, de Marc Ferrez até Augusto Malta, por exemplo, e tem curadoria de Instituto Moreira Salles.

Para o festejo dos 456 anos, no Palácio da Cidade, terá a entrega da Ordem do Mérito Cultural Carioca 2020, para 18 personalidades entre associações, coletivos e instituições voltados para a cultura, às 14h.

A comemoração do Cristo será de 9 a 17 na Praça da Apoteose, na Marquês de Sapucaí, com o desenvolvimento sustentável como tema. De acordo com nota, o reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo, informou que as ações abrangem os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como objetivo deixar um legado socioambiental e educativo como referência para o povo do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo. “Chegou a hora de celebrarmos tudo o que ele representa para o povo brasileiro e o mundo inteiro. Por isso, vamos fazer uma grande festa, com atividades religiosas, sociais e culturais”, informou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − catorze =