Rio Bonito inicia renovação de matrículas na segunda

A Secretaria de Educação de Rio Bonito começa na próxima segunda-feira (29), o processo de renovação de matrículas para os alunos da rede municipal de ensino, que vai até 30 de novembro. As inscrições serão realizadas para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A novidade deste ano é que a pré-matrícula de estudantes novos, oriundos de outras redes de ensino, bem como os que desejam iniciar ou retomar à vida escolar, será feita pela internet, no período de 5 a 30 de novembro.
No ato da matrícula, o responsável pelo aluno deverá apresentar a cópia e original dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou casamento; identidade e CPF do aluno; comprovante de residência atual; protocolo de transferência ou histórico escolar; certificado de reservista (se maior de 18 anos); duas fotos 3×4; identidade e CPF do responsável; cartão de vacina (atualizado) para Educação Infantil; cartão do Programa Bolsa Família e respectivo Número de Identificação Social (NIS) do candidato (caso possua), além do laudo médico que ateste sua necessidade educacional especial ou outro documento de processo de avaliação diagnóstica.

Matrículas para alunos com deficiência
Mais uma vez, o município oferecerá as matrículas para os alunos deficientes no ensino regular, que seguirá orientação do Departamento de Inclusão da secretaria de Educação. No ato da inscrição, o responsável legal deverá informar o tipo de deficiência que o estudante possui ou se apresenta transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação. Além disso, deve apresentar laudo médico que ateste sua necessidade especial ou outro documento que comprove que o aluno está em processo de avaliação diagnóstica no prazo de 30 dias, a contar da data do início do período letivo.

Educação Infantil
Para a matrícula na Educação Infantil a exigência é que o aluno tenha idade mínima de 4 a 11 meses (berçário); 1 ano até 31 de março (creche I); 2 anos até 31 de março (creche II); 3 anos até 31 de março (creche III); 4 anos até 31 de março (pré-escolar I) e 5 anos até 31 março (pré-escolar II). Já para as matrículas no Espaço Municipal de Ensino Supletivo (EMES) continuarão durante todo o ano letivo na própria unidade.

Polos de matrículas
A Secretaria de Educação também disponibilizou cinco polos de matrículas que funcionarão nas escolas municipais Mauricio Kopke, Raulbino Pereira Mesquita, Kingston Souza Motta, Maria Lydia Coutinho e Duque de Caxias. Estas unidades concentrarão o atendimento das matrículas, com dias e horários específicos, de 40 escolas da rede municipal de ensino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *