Rio Bonito comemora dia do Educador Especial

No dia 22 de agosto se comemora o Dia do Educador Especial. Em Rio Bonito, a data foi lembrada pela Secretaria Municipal de Educação que, através de suas redes sociais, postou uma homenagem a todos os educadores especiais do município.

Na homenagem, a secretaria agradece aos profissionais da cidade que, diariamente, se empenham para o processo de formação dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades (superdotados).

“São vocês, professores formados em educação especial, educadores físicos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e tantos outros que merecem este reconhecimento por trabalhar de forma conjunta para proporcionar o melhor aprendizado, interação nas atividades escolares e convívio social, seja na sala de aula ou em salas de recursos multifuncionais”, destaca nota publicada nas redes sociais.

Esses especialistas incluem professores formados em educação especial, educadores físicos, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros. Eles trabalham em conjunto para proporcionar melhor aprendizado, interação nas atividades escolares e convívio social, tanto em sala de aula, quanto nas salas de recursos multifuncionais.

Entretanto, para que essa inclusão ocorra de forma institucionalizada, o Brasil criou em 2008 a Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva. Além disso, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) também é referência no serviço de educação especial. Essa legislação, também chamada de Estatuto da Pessoa com Deficiência, permitiu alguns avanços relacionados à conquista da autonomia dos deficientes nas áreas de saúde, educação, trabalho, assistência social, esporte, previdência e transporte.

No caso específico da educação, a LBI assegura a oferta de sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades de ensino, estabelece a adoção de um projeto pedagógico com atendimento educacional especializado com profissionais de apoio e proíbe as escolas particulares de cobrarem valores adicionais por esses serviços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 4 =