Rio Bonito celebra Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde

Em comemoração ao dia dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, os profissionais que atuam no município de Rio Bonito se reuniram na Praça Fonseca Portela, no Centro da cidade, para recorrer a PEC 22/11, que dispõe “sobre a responsabilidade financeira da União, corresponsável pelo SUS, na política remuneratória e na valorização dos profissionais que exercem atividades de agente comunitário de saúde e de agente de combate às endemias”.

Após a concentração na Praça, os agentes participaram de um encontro no auditório da Sede Administrativa da Prefeitura de Rio Bonito, onde foram homenageados pela data e debateram sobre o tema da PEC. Na ocasião, os profissionais agradeceram a secretária de Saúde, Mirilza Magdalena e o prefeito Leandro Peixe (Republicanos), que também estiveram presentes no evento.

Leandro Peixe destacou a importância das equipes buscarem seus direitos e que fará o possível para que todos consigam receber seus benefícios.

“Desde o início da gestão tenho acompanhado a luta da classe, principalmente quando fizeram um movimento em busca dos seus direitos como a melhoria nas condições de trabalho. Eu apoio e continuarei apoiando esta causa para que, juntos, alcancemos o objetivo para que sejam reconhecidos com o respeito que merecem, destacou Peixe.

Prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe, prestigiou a celebração

O encontro também contou com a presença do vice-prefeito José Américo (Pros), o Agente de Combate às Endemias, Jackson, a agente Comunitária de Saúde, Vivian e demais agentes que participaram da ação.

Agente Comunitário de Saúde (ACS)

O agente comunitário de saúde é o profissional que faz parte da equipe multiprofissional da atenção básica à saúde, além de ser responsável em desenvolver estratégias de promoção da saúde e prevenção de possíveis doenças. O objetivo principal do profissional é criar atividades educativas em saúde nas casas dos munícipes e de forma coletiva. Eles também realizam a integração dos serviços de saúde da atenção básica com a comunidade.

Agende de Combate às Endemias

O agente de Combate às Endemias é responsável por realizar vistorias nas residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais em busca de focos endêmicos. A função deles também é realizar a inspeção de caixas d’água, telhados e calhas, além de aplicar larvicidas (especifico para combate no estágio de vida larval de um inseto) e inseticidas nos locais. Durante o trajeto, os agentes orientam quanto à prevenção de doenças como dengue, chagas, leishmaniose e malária, além de tratamento de doenças infecciosas.

Fotos: (divulgação Nilton Carlos/Prefeitura de Rio Bonito)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 2 =