Rio Bonito adere à campanha “Dia D Fumaça Zero”

O “Dia D Fumaça Zero” foi a forma escolhida para conscientizar a população contra as queimadas ilegais. Regularmente, o fogo só pode ser empregado nas práticas agropastoris por meio da queima controlada, de forma regulamentar, como instrumento de trabalho. Mas nesse momento, a suspensão abarca o período da seca sazonal, que propicia a ignição e propagação de incêndios florestais.

No período de maio a outubro (inverno e primavera), o volume de chuvas diminui consideravelmente no município de Rio Bonito, assim como em toda região. O ar fica seco, o céu com poucas nuvens e a vegetação muito ressecada. É nesse período que os cuidados precisam ser redobrados para que nossas florestas não sejam incendiadas. Lembre-se ainda que a fumaça aumenta o risco e agrava os casos de doenças respiratórias.

No dia 15 de janeiro de 2021, um pequeno foco de queimada de lixo virou um incêndio de grandes proporções na cidade. Isso porque, no final daquela tarde, começou a ventar e o fogo se espalhou rapidamente. O Corpo de Bombeiro foi acionado e chegou ao local para conter as chamas que haviam se espalhado por toda região de mata, e só foi controlado na madrugada do dia seguinte.

“A sociedade tem de estar junto conosco. Só não aconteceu uma tragédia, graças a ação conjunta do Corpo de Bombeiros e as Secretarias de Agricultura e Meio ambiente”, afirmou o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe, se referindo aos pequenos focos de incêndio de lixo que podem se tornar uma grande tragédia ambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 5 =