Revisão preventiva do carro reduz em até 70% os problemas mecânicos

Raquel Morais –

Dados da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) apontam que o número de veículos atendidos nas estradas ultrapassou os 2,3 milhões. Panes mecânicas, elétricas, problemas em pneus e panes secas foram as campeãs de atendimentos em 2016, com cerca de: 933 mil, 80 mil, 222 mil e 145 mil ocorrências, respectivamente. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) reforçou a importância da checagem do veículo antes do motorista ir para estrada, principalmente nos períodos de festas de final de ano.

O gerente da Nikiti Auto Center, Cláudio Roberto, disse que o movimento na oficina é grande para checagem básica dos veículos. “Já estão começando esse pente fino e é importante a revisão para poder evitar acidente. O carro tem que estar direitinho para pegar uma estrada de forma segura”, comentou.

O porta-voz da PRF, José Hélio Macedo, explicou que a manutenção é fundamental. “Muitas vezes um problema simples pode ser evitado fazendo a revisão. Muitas pessoas lembram apenas de documentações e esquecem de ver o nível do óleo e água, o desgaste do pneu e outros itens”, exemplificou.

“Esses números são alarmantes para as nossas estradas. Todos esses problemas são causados pela falta de atenção dos proprietários em realizar manutenções simples e que podem diminuir em até 70% as chances de problemas mecânicos, caso feitos com antecedência. São itens que o motorista pode fazer uma checagem na garagem de casa, sem precisar de auxílio técnico. Essa verificação é importante não só para os períodos de viagem, mas também para quem utiliza o carro no cotidiano”, afirmou Fábio Facca, gerente da loja Campneus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − catorze =