Reunião define instalação de câmeras de segurança na Ponta da Areia

Augusto Aguiar –

Detalhes para a retirada do papel de um projeto para instalação de câmeras de segurança no bairro da Ponta da Areia, na região central de Niterói, estão previstos para serem alinhavados numa reunião agendada para a noite de hoje, no Clube Fluminense. A instalação das câmeras de segurança para monitorar as ruas do bairro é uma antiga reivindicação dos moradores e, no momento, representa uma importante iniciativa diante da incidência de ocorrências na área.

“Estão previstos para comparecer na reunião representantes das polícias Civil (delegados) e Militar (do comando do 12º BPM), da Guarda Municipal (Secretaria de Ordem Pública), além do Conselho Comunitário de Segurança do município, da Associação de Moradores do bairro, e representantes de estaleiros e comerciante estabelecidos na região. Juntos vamos definir o início da implantação das câmeras”, explicou o presidente da Associação de Moradores do Morro da Penha e Portugal Pequeno (Ammopeppe), Adriano Felício. Ele acredita que moradores e motoristas sabendo das câmeras operando no bairro devem tem uma maior sensação de segurança. A presença dos equipamentos deve inibir a ação de criminosos.

A expectativa dos moradores vem desde o fim do ano passado, quando não havia previsão para implantação de 38 câmeras de monitoramento pela ONG Viver Bem e avaliadas (em maio desse ano) em torno de R$ 45 mil. Esse valor estava previsto para ser custeado em 40% por moradores e comerciantes e 60% viria de empresas maiores (estaleiros, por exemplo) e até do poder público. Se depender da vontade e iniciativa da comunidade o projeto sai do papel, já que os moradores deram provas de que não estão medido esforços para melhorar a segurança na região. No fim do ano passado, por exemplo, por iniciativa deles e dos comerciantes, foi disponibilizada até uma oficina mecânica, na qual foram realizadas manutenções e abastecimento de viaturas do 12º BPM (Niterói), que realizam rondas periódicas no bairro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − dois =