Reunião acerta questões sobre mobilidade e segurança para o Carnaval Niteroiense

Segurança e mobilidade urbana foram os temas centrais da reunião com representantes das secretarias e órgãos municipais e estaduais envolvidos no planejamento e realização do Carnaval de Niterói 2018, hoje, quinta-feira, 11/11, na sede da SEOP, no Barreto.

O Secretário municipal de Ordem Pública (SEOP), Gilson Chagas e o presidente da Neltur, José Guilherme Azevedo, conduziram o encontro que possibilitou que cada representante dos órgãos presentes colocasse sobre a logística que será montada para o Carnaval, que envolve a grande quantidade de blocos de ruas, o crescimento da folia nos bairros e o desfile oficial das escolas e blocos na Rua da Conceição.

O presidente da Neltur, José Guilherme Azevedo, destacou a importância desta reunião que integra vários órgãos municipais e estaduais com objetivo de planejar a logística do carnaval, que é o segundo maior evento da cidade. “Os blocos de ruas cresceram muito na cidade assim como a foliam nos bairros, atraindo visitantes e turistas, fazendo com que haja um planejamento prévio para a segurança e mobilidade urbana dos foliões e dos moradores da cidade”, destaca José Guilherme.

As inscrições para o Carnaval de Bairro e blocos de ruas foram prorrogadas até segunda-feira e a expectativa da Neltur e que chegue a 100 blocos com documentação em dia, conforme edital publicado no Site da Neltur – www.niteroiturismo.com.br . Até agora já se inscreveram 44 blocos.
Como no ano passado, a SEOP fará reunião semanalmente (toda terça-feira), avaliando os pedidos, permitindo ou não o desfile dos blocos. Esse trabalho será feito juntamente com a Neltur, Coordenadoria Geral de Eventos e demais Secretarias envolvidas nesta grande festa que a Prefeitura de Niterói realiza todos os anos na cidade.

Fatores como o impacto no trânsito do local de desfile dos blocos e dos carnavais de bairros, a limpeza da área, as intervenções no trânsito, o efetivo de policiais militares e guardas municipais designados à segurança, foram assuntos debatidos nos seus mínimos detalhes, delineando um esquema especial para garantir tranquilidade não só para os foliões, mas também aos moradores do entorno dos locais onde acontecerão os cerca de 15 carnavais de bairros e onde desfilarão os blocos de rua.

Participaram da reunião, Maria Auxiliadora Coutinho – SAMU Niterói-, Major Lousanne – Polícia Militar -,Fabio Dutra – Guarda Municipal -, Cel. Sayonara – NitTrans -, Claudio Lyrio – Clin-, André Gagliano – Coordenadoria Geral de Eventos-, José Guilherme Azevedo – Presidente da Neltur- e o Diretor de Lazer, João Teixeira, Cel. Gilson Chagas – SEOP -, Tenente Carneiro, do Corpo de Bombeiros e SECONSER.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × cinco =