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O vencedor do concurso Orla de Charitas tornou-se conhecido ontem em live realizada pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), departamento do Rio de Janeiro. A entidade realizou, em parceria com a Prefeitura de Niterói, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade, um concurso público nacional para selecionar o melhor projeto. O vencedor foi a equipe do arquiteto urbanístico Luiz Eduardo Índio da Costa.
Além do responsável pela equipe, os demais integrantes da proposta vencedora são Luiz Augusto Indio da Costa (designer, mobiliário urbano e mobilidade), Sidney Linhares (paisagista), Monica Luz Lobo (arquiteta luminotécnica), Diana Lobo (comunicação e marketing) Colaboradores: Daniel de Moraes, Roberta Leite, João Pedro Alencar, Leonardo Lopes, Carlota Sampaio, Rafaela Macedo, Paula Fiuza, Carla Vasconcelos, Ana Cecilia Menescal, Pedro Alamorim, Elizabeth Cohen, Elaine Biela, Daniele Vale, Camila Taboa, André Caetano, Lucas Gabriel, Tainá Brilhante.
A segunda colocação foi da equipe da arquiteta e urbanista Priscilla Moreno Bellas, de Niterói, e a terceira colocação foi da equipe da arquiteta e autora Paula Pereira, de Campinas, no interior de São Paulo. Além dos três primeiros colocados houve também cinco menções honrosas a outros cinco projetos.
O prefeito Axel Grael participou da cerimônia virtual que fez a escolha do novo projeto e declarou que espera que o projeto possa ajudar na recuperação de uma área que tem um valor histórico para a cidade, com uma importante paisagística enorme. Além disso, afirmou que a população de Niterói vai receber com muita satisfação com esse grande presente.
Axel também declarou que, além de ser um projeto que vai transformar a orla de Charitas do ponto de vista urbanístico, a iniciativa está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico da região. A ideia, segundo ele, é tornar a área ainda mais agradável para os niteroienses e visitantes, com um espaço público moderno e que trará mais qualidade de vida para todos.
Estou muito feliz de ver a quantidade de talentos que se envolveram para escolher os projetos vencedores, entre os 19 apresentados. Nós fizemos um processo de consulta à população, através do Colab, para colher resultados que vão auxiliar as equipes. Foram três mil contribuições, então você pode perceber o interesse da população no tema, disse o prefeito.
A requalificação urbanística faz parte de uma iniciativa mais ampla do Município de Niterói, que envolve toda a orla da Baía de Guanabara, desde o Caminho Niemeyer, no Centro, até o Clube Naval, em Charitas. O concurso é destinado ao projeto que possa abrangir o trecho litorâneo da Baía de Guanabara entre a Praça do Rádio Amador (inclusive), no Bairro de São Francisco, toda a extensão da Avenida Prefeito Sylvio Picanço, e o trecho inicial da Avenica Carlos Ermelindo Marins, até o Clube Naval, desde o limite da faixa de areia da praia, incluindo um trecho da faixa de areia próxima ao Clube, até o alinhamento das edificações da pista interna das avenidas citadas no sentido Centro.
De acordo com a proposta vencedora, a orla será transformada em um grande parque linear que se estende por toda a praia, com linguagem urbanística atual que contempla um ajuste viário, fiação embutida, nova ciclovia, equipamentos esportivos e paisagismo. O projeto considera também a padronização de todos os elementos urbanos, inclusive a paginação de piso que vem de São Francisco, unificando o passeio como um todo.
De acordo com o projeto, a Praça do Rádio Amador será redesenhada e a orla vai ganhar quadras esportivas, um parque infantil e uma horta comunitária. O projeto ainda redistribui o traçado viário, prevê um plantio de espécies nativas de restinga e Mata Atlântica e a criação do primeiro atracadouro público de Niterói.
Veja alguns detalhes que o projeto prevê:
Traçado viário
O traçado viário foi inteiramente redistribuido, entre o meio-fio do calçadão e da calçada junto aos prédios. Com isso, será possível acrescentar duas novas faixas incorporadas ao canteiro central, dedicadas à implantação do futuro VLT ou BHLS.
O remanejamento das áreas de estacionamento, possibilitou encurtar a alça de retorno próxima à estação das barcas, permitindo ampliar o trecho da orla e consequentemente, o novo parque entre o Preventório e a praia.
Estacionamento
As baias de estacionamento junto ao calçadão foram retiradas. Com isso, foi possível remover os obstáculos que atrapalhavam a vista do mar. As vagas serão parcialmente transferidas para trechos específicos do canteiro central.
Ciclovia
A antiga ciclofaixa vai se tornar em uma ciclovia protegida e integrada ao calçadão. Esse novo espaço se separa da faixa viária por um canteiro.
Praça Rádio Amador
Redesenhada em um círculo parcialmente debruçado em balanço sobre o mar e envolto por um anel, a nova praça ganha um deck em níveis diferentes e uma arquibancada que enfatiza o grande mirante sobre a Baía de Guanabara. Este anel, em parte flutuante sobre o mar, propicia um confortável local de pesca, mas principalmente, uma nova experiência lúdica sobre as águas serenas da baia.
Balizada por coqueiros em forma de círculo, uma construção semelhante à dos quiosques disponibiliza à população serviços de bar e sanitários para pessoas com deficiência sob um grande pergolado. Jardins gramados permeiam a praça, oferecendo uma área de convivência que celebra os encontros cotidianos.
Parque da Orla
A região vai contar com quadras esportivas, um parque infantil e uma horta comunitária. A remoção das vias e a sua substituição por uma área aberta, que será ocupada pelo novo parque, promove uma ligação direta entre o Preventório e a praia.
Pier público de Charitas
Charitas terá o primeiro atracadouro público de Niterói. Um pier linear, como uma mini marina será aberta ao público. A região terá um espaço multiuso, sob um estrutura de madeira laminada aberto a aulas, oficinas e pequenos eventos será complementar ao novo conjunto no fim da praia.
O redesenho do sistema viário e a criação da nova ciclovia, além da ampliação do calçadão, organizam fluxos permitindo um acesso de veículos à praia para atendimento ao atracadouro.
Quiosque remodelados
Os novos quiosques serão implantados por toda a extensão da orla, mantendo a mesma linguagem e equilíbrio ao longo de todo o trajeto. São quiosques circulares abertos, mas que podem ser completamente fechados à noite. Contam com coberturas curvas em fibra de vidro em formas orgânicas à semelhança de tenso estruturas que remetem às velas náuticas.
Novo calçadão
O calçadão terá um novo formato, com os quiosques abertos como citado acima com uma faixa de ocupação que terá um novo mirante. Além disso, também estão previstos a colocação de equipamentos, como iluminação específica, além de espreguiçadeiras e bicicletários.
Outras coisas que serão criadas duas são faixas de rolamento e uma faixa exclusiva para BHLS. Já a antiga ciclofaixa deve se tornar uma ciclovia transferiada para o calçadão, ganhando também um canteiro de separação.