Restrições para frequentar as praias de Niterói continuam

Seguem as medidas restritivas para que as pessoas frequentem as praias de Niterói. Segundo protocolos sanitários definidos pela Secretaria Municipal de Saúde para mitigar a propagação do coronavírus, o horário permitido para atividades físicas individuais ou orientadas no mar, areia e calçadão da orla da cidade é de 6h às 12h30 e das 16h às 22h. O uso da máscara cobrindo nariz e boca é obrigatório.

O secretário municipal de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, fala da importância da colaboração da população.

“É fundamental a população seguir as orientações de medidas de prevenção à Covid-19 e respeitar os horários das atividades. Mantemos o monitoramento da epidemia diariamente, assim como as ações de enfrentamento”, afirmou o secretário.

As restrições nas praias e orlas fazem parte do Plano de Transição Gradual para o Novo Normal, da Prefeitura, elaborado com a participação de especialistas da Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e protocolos sanitários que têm como referência o combate à pandemia em outros países, que orienta a retomada de atividades econômicas. Atualmente, a cidade está no estágio amarelo nível 2 – alerta máximo.

O secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes, afirmou que agentes da Guarda Municipal seguem fiscalizando as praias para garantir que fiquem livres nos horários em que ninguém pode ficar. Já a Fiscalização de Posturas segue vistoriando os quiosques e estabelecimentos comerciais.


“O niteroiense tem colaborado usando máscaras e mantendo o distanciamento. Não é o momento de a população negligenciar esses cuidados. É importante perseverar para mantermos o controle da pandemia em nossa cidade. O vírus continua circulando e as medidas restritivas e os horários são importantes para que possamos minimizar sua propagação. O município está fazendo a sua parte é importante que o cidadão também faça”, explicou o secretário, que lembrou que continua proibida a permanência nas áreas das praias e prática de esportes tipicamente praianos, como altinho e frescobol.

Quiosques – Os quiosques nas praias estão autorizados a funcionar apenas no horário permitidos para atividades físicas e devem obedecer aos protocolos sanitários, como limitação na ocupação, mesas no calçadão com espaço de 1,5 metro entre elas. Não estão permitidas mesas na areia. Os comerciantes devem disponibilizar álcool em gel 70%, antissépticos ou sanitizantes de efeito similar para o público e os funcionários, em locais estratégicos e de fácil acesso.

Os estabelecimentos deverão fornecer equipamentos proteção individual aos colaboradores, afastar colaboradores que apresentarem sintomas de Covid-19 e utilizar barreiras entre os funcionários e clientes, quando possível. O uso da máscara é obrigatório quando estiver no recinto coletivo e só deve ser retirada na hora das refeições. As mesas e cadeiras deverão ser higienizadas a cada troca de clientes. Os quiosques devem manter o controle rigoroso da higiene dos ambientes e nas superfícies que possam ser tocadas.

A Organização das Nações Unidas (ONU), Congresso Smart City e Fira de Barcelona reconheceram a atuação do município no combate à pandemia. Niterói é a única cidade do Brasil a receber o reconhecimento. Além dos protocolos sanitários e restrições de circulação, a Prefeitura retomou a sanitização das ruas com quaternário de amônio de quinta geração e a distribuição de máscaras de tecido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − sete =