Restaurante Popular Jorge Amado vai servir refeições à noite

Raquel Morais –

O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos de Niterói, Alexandre Costa, afirmou que está em processo licitatório a compra de novos equipamentos para a cozinha do Restaurante Popular Jorge Amado, no Centro de Niterói. A reforma faz parte do projeto de extensão do funcionamento do restaurante, que passará a servir refeições gratuitas à noite a partir de novembro. Esse será o resultado de uma parceria com o curso de nutrição da faculdade Anhanguera.

A ideia é servir de 500 a 600 refeições entre 18h e 20h e a Prefeitura de Niterói doará o insumo, os alimentos e a faculdade participará com as pessoas que farão a comida. “É uma espécie de cozinha comunitária, com o preparo do alimento e a doação para as pessoas que passarem por uma triagem, no próprio restaurante. Assim poderemos ajudar realmente quem precisa. Estamos com processo licitatório dos equipamentos que vão ter que ser adicionados na cozinha, com reuniões marcadas com a direção do curso para definir outros pontos além de já termos iniciado as obras de construção do novo banheiro do Restaurante Popular”, explicou Alexandre.

Os banheiros, que atualmente ficam do lado direito de quem entra no restaurante, serão reconstruídos do lado esquerdo, ao fundo do salão do refeitório. O local será adaptado para um espaço de triagem e convivência, onde até uma biblioteca será montada. “Nesse lugar os funcionários vão poder conversar com as pessoas e fazer um acompanhamento da população”, completou o secretário.

O administrador do espaço, Nilo Oliveira, explicou que, atualmente, são servidos, em média, 1.700 almoços e 300 cafés da manhã diariamente. Ele ainda pontuou que de 10h às 11h os idosos preferem almoçar, de 12h às 13h a maioria dos frequentadores do restaurante são trabalhadores do Centro de Niterói e de 13h às 15h os moradores de rua buscam a alimentação. Os preços também continuam os mesmos: café da manhã a R$ 0,50 (6h às 9h) e almoço por R$ 2 (10h às 15h).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + vinte =