Restaurante Popular de Niterói participa da Semana da Alimentação

O Restaurante Cidadão Escritor Jorge Amado, no Centro de Niterói, recebeu na manhã de ontem representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, que foi comemorado no último dia 16, e é parte da Semana da Alimentação. Entre as ações propostas foram feitas rodas de conversas, esclarecimentos de dúvidas e dicas de aproveitamento integral dos alimentos. O encontro foi bem recebido por quem estava almoçando no Restaurante Popular, que serve em média 300 cafés da manhã e dois mil almoços.

O coordenador de Programas de Segurança Alimentar, Leandro Torquato, explicou que 150 países fazem parte desse calendário instituído pela ONU por conta da criação da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura). “Tratamos de vários assuntos voltados para a alimentação e a segurança da alimentação é muito ampla e vai além do alimento estar bom ou ruim. A segurança da alimentação é um direito e ações como essa servem para informar e esclarecer essas questões para a sociedade civil”, contou

A nutricionista do Restaurante Popular, Luanna Pão, também participou da ação da secretaria, já que a gestão é compartilhada entre Governo do Estado e prefeitura, e explicou os cuidados que ela tem na escolha dos alimentos. “Pensamos em uma alimentação e deglutição mais fácil, com alimentos moles e bem cozidos. Também não trabalhamos com facas e isso também é pensado, cortes pequenos da proteína e isso faz a diferença na hora da refeição”, resumiu a especialista.

Em nota a Secretaria informou que também realizará uma série de ações educativas nas redes sociais chamando a atenção para a importância da alimentação saudável e da produção familiar e orgânica e o combate ao desperdício de alimentos. As atividades nos Restaurantes Cidadãos fizeram parte do calendário estadual que é organizado em parceria com o Consea-RJ (Conselho Estadual de Segurança Alimentar Nutricional).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *