Ondas gigantes na Baía de Guanabara atraem surfistas para Itapuca e ‘Laje da Besta’

Ondas gigantescas, provocadas pela ressaca que atinge o litoral do RJ, estão atraindo um grande número de amantes do surf na Praia de Itapuca. Mas os apaixonados por ondas ainda tiveram a oportunidade de apreciar – e surfar, em dos mais raros e impressionantes fenômenos que acontece na Baía de Guanabara: a Laje da Besta (foto acima).

Surfistas na Praia de Itapuca – Foto: Marcelo Feitosa

Enquanto em Itapuca dezenas de surfistas niteroienses aproveitavam as ondas de até 3 metros de altura, no seio do mar da Guanabara, nomes consagrados do surf internacional como Pedro Scooby, Lucas Chumbo, Ian Cosenza, Lucas Medeiros, Michelle des Bouillons e Alemão de Maresias desafiavam a “Laje da Besta” em seus mais de 5 metros.

Considerando que, no entorno da ‘Laje da Besta’, além da correnteza forte, as águas são muito profundas e traiçoeiras, alcançar o pico da onda exige logística, sendo necessário o uso de um jet-ski para levar os surfistas até lá.

Em sua rede social, o surfista Alemão de Maresias disse que “a Baía de Guanabara mostrou a sua força. Exigindo muito da equipe em vários fatores, desde a navegação para chegar até a onda, estrutura e logística e muito condicionamento físico para poder desafiar uma das maiores ondas do brasil, a Besta. Mas a energia e a força do oceano unida à energia e a força de todos nós, conjuminaram para que tudo desse certo”.

Esse cenário de grandes ondas está sendo provocado pelo ciclone subtropical que atua no oceano ao largo do litoral sul e sudeste do Brasil. A presença de uma área de baixa pressão, provocada por um ciclone formado em alto-mar, vem provocando ventos fortes e deixando o mar agitado, com formação de ondas que, em Niterói, podem atingir até três metros. A resseca, que teve início na última terça-feira (20), atingiu seu pico na tarde de ontem e deve se estender por toda quinta-feira (21).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 2 =