Resgate da cultura nordestina em Niterói

Raquel Morais –

Em mais uma comemoração da ‘Semana do Nordestino em Niterói’, celebrada de 15 a 21 de agosto através da Lei Municipal 3397/19, nesse final de semana será comemorada a festa ‘SerTão Niterói’ na Concha Acústica, no Centro da cidade. O festival de tradição nordestina vai reunir dezenas de atividades desde experiências gastronômicas com comidas regionais, até teatro, palestras, recreação esportiva, jogos, artesanatos e muitas outras oficinas.

O objetivo do evento, que no sábado vai acontecer das 9h às 22h e domingo das 9h às 20h, é enaltecer a cultura nordestina e aproximar essas raízes para a cidade. A festa é parte da Lei que instituiu a ‘Semana do Nordestino em Niterói’. Na gastronomia, os pratos típicos prometem trazer a lembrança da grande cozinha nordestina, com muita carne de sol e queijo coalho. No palco, o forró também vai embalar o público, com muita sanfona e zabumba para o público riscar o chão.

“Niterói é uma cidade, como todo o Sudeste, que cresceu através da mão de obra do nordestino em várias áreas como construção civil, entretenimento, cultura e gastronomia, por exemplo. Hoje temos três restaurantes, de empresários nordestinos, na cidade que empregam quase 200 pessoas. Temos que valorizar e parabenizar essas pessoas que crescem e ajudam na cidade”, explicou o autor da normativa, o vereador João Gustavo (PHS).

E essa valorização é sentida pela cearense Alda Francisca, conhecida como Chiquita, que veio do Ceará para o Rio de Janeiro em 1979. O evento é, segundo ela, o resgate da sua cultura e de tantos outros nordestinos que estão longe da sua terra. “Ter um evento totalmente voltado para a nossa cultura é maravilhoso. E não é só a comida nordestina, a música, as pessoas, a decoração, tudo isso nos aproxima da nossa terra, nos motiva na nossa memória afetiva, lembramos dos nossos parentes e amigos que estão distante e isso é um carinho na alma. Além disso, é maravilhoso poder mostrar para as pessoas o quanto nossa cultura é linda”, contou emocionada a dona da Barraca da Chiquita, referência em comida nordestina na Feira de São Cristóvão e em Niterói.

O evento será promovido pela Prefeitura de Niterói, através da Secretaria das Culturas/Fundação de Artes de Niterói, com apoio e parceria do Governo do Estado, Sesc, Senac, Faculdade Anhanguera e Casa do Artesão. A Concha Acústica de Niterói fica na Avenida Visconde do Rio Branco, 769, em São Domingos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *