Reposição das aulas em São Gonçalo se estenderá até março

A Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo definiu que a reposição das aulas perdidas durante a greve dos professores, que terminou no último dia 16, começa no dia 3 de novembro, um sábado, se estendendo até 21 de março de 2019. O calendário da recomposição foi publicado na edição de ontem do Diário Oficial do Município. O ano letivo do próximo ano começa no dia 22 de março.

O objetivo do calendário é o cumprimento da carga horária mínima anual de 800 horas, distribuídas por um mínimo de 200 dias, conforme portaria assinada pelo secretário da pasta, José Augusto Abreu Nunes. Em novembro, haverá aulas aos sábados também nos dias 10, 17 e 24. Em dezembro, nos dias 1º, 8, 15 e 22. Após o Natal, as aulas continuarão nos dias 26, 27, 28 e 29. O recesso escolar começa a partir do dia 31, por causa do réveillon. Em janeiro haverá férias e a reposição será retomada em fevereiro, a partir do dia 1º, com aulas todos os dias, inclusive aos sábados. Em março, as aulas serão dadas também todos os dias até o fim da reposição. As turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também terão as aulas repostas no mesmo período.

Durante o ano letivo de 2019 haverá aulas também todos os sábados até 25 de julho. Depois, haverá aula nos dias 10 de agosto, 14 de setembro e 5 de outubro.

A recomposição dos dias parados foi acordada no último dia 16 durante reunião entre o prefeito José Luiz Nanci, Augusto Abreu e representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais de Ensino (Sepe), Núcleo São Gonçalo, com o Ministério Público do Estado. Na ocasião, foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em que a prefeitura se comprometeu a pagar a primeira parcela do aumento, de 7,09%, já sobre o vencimento básico de novembro deste ano e será estendida a todos os servidores efetivos do município. Em janeiro de 2019 haverá outro aumento para os professores, de 5,54%, gerando acúmulo de 13,02%. Com isso, o município atende ao piso nacional do magistério 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × três =