Região Metropolitana terá reforço de 375 policiais militares

Mais 375 policiais militares chegarão às ruas da Região Metropolitana a partir de amanhã. Após 12 meses de curso, 375 novos PMs se formarão nesta sexta e já serão distribuídos para as unidades operacionais com maior déficit de efetivo e maior incidência criminal, segundo a Secretaria de Estado de Polícia Militar. O Governo do Estado não detalhou para onde irão os policias, mas o governador Wilson Witzel prometeu no mês passado que pelo menos 50 irão ser destinados ao 7º BPM (São Gonçalo).

“A recomposição de recursos humanos e materiais na corporação segue critério estritamente técnico. Avaliamos as necessidades de cada unidade operacional e a incidência criminal nas áreas onde atuam”, explicou o secretário de Polícia Militar, comandante-geral Rogério Figueredo de Lacerda.
Os novos PMs estão entrando em vagas abertas pela aposentadoria ou exoneração de outros policiais. Em respeito ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), novos servidores só podem ser contratados em caso de vacância.

Pela primeira vez em um curso da PM, foi adotado um módulo de treinamento prático nas ruas do bairro de Sulacap sob observação à distância pelos instrutores do CFAP. A partir desta turma esta nova capacitação passará a ser adotada em todas as formações. “Esse treinamento, realizado já no final do processo de formação, permite que o aluno pratique todas as rotinas que encontrará no batalhão, como por exemplo, apanhar a arma na RUMB (Reserva Única de Material Bélico) da unidade, preencher papeletas, conduzir ocorrências para delegacia da área etc”, explicou o comandante do CFAP, coronel Marcelo Teixeira.

Outros 1.200 alunos estão em processo de formação no CFAP com previsão de concluir o curso ao longo do ano que vem. Em outubro, durante uma solenidade em Niterói, o governador Witzel garantiu o reforço no efetivo no Batalhão de São Gonçalo. Além disso o governador prometeu ainda, que irá dobrar os atuais 900 militares da cidade para 1800 até o final de 2022.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *