Rede estadual de ensino retoma as aulas presenciais em Niterói

Augusto Aguiar

A manhã de segunda-feira (8) marcou o início da retomada das aulas presenciais na rede estadual de ensino em 2021. Durante esse mês as escolas estarão acolhendo os alunos em horários agendados para a realização de uma avaliação. O diagnóstico socioeducacional tem por objetivo entender como está o aluno, sua motivação e expectativas, após quase um ano fora da sala de aula. Durante a ida dos estudantes às unidades, também serão entregues o plano de estudo do semestre e o material pedagógico impresso.

Com toda a mobilização, a presença de alunos foi muito tímida na segunda-feira (8). No Colégio Estadual Aurelino Leal, na Rua Presidente Pedreira, no Ingá, por exemplo, a informação pela manhã foi que apenas dois alunos compareceram na unidade para as aulas que começariam às 7h, mas logo foram embora. O mesmo ocorreu no Colégio Estadual Raul Vidal, na Rua Dr. Fróes da Cruz, no Centro, onde estavam previstas aulas em três turnos (manhã, tarde e noite).

Alguns pais de alunos compareceram na unidade para obterem maiores informações sobre o retorno das aulas e sobre a presença de professores. A Secretaria Estadual de Educação (Seeduc) informou que os kits alimentação também serão entregues por agendamento direto com as unidades, onde está previsto o início das aulas no modelo híbrido (remoto e presencial), no dia 1º de março, dependendo das orientações do Comitê Científico e das autoridades de Saúde.

Rede particular – Na rede particular, o ano letivo já teve início, com as unidades implementando ensino presencial e híbrido, de acordo com a preferência dos pais e alunos, em adequação com as unidades escolares. No Colégio La Salle- Abel, na Avenida Roberto Silveira, em Icaraí, o coordenador de Comunicação e Marketing, Leonardo Diniz, explicou que no dia 1º desse mês, de acordo com o decreto municipal, o colégio promoveu o retorno presencial seguindo todos os cuidados de prevenção contra a Covid-19.

“No dia 4 começamos com os alunos novos e nessa segunda-feira (ontem) iniciamos com todos os estudantes. A adesão foi avaliada em torno de 70% dos alunos que optaram por retornar, de acordo com todas as diretrizes”, informou.

Ele acrescentou que as aulas remotas terão início hoje, e que os pedidos para retorno presencial ainda precisam ser avaliados para unidade, voltada para os ensinos de Educação Infantil e Médio, em dois turnos às 7h e 13h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 3 =