Raymundo Nery Stelling Júnior: IFEC DISTRIBUI HISTORICAMENTE CARTILHAS CÍVICAS NO MÊS DE NOVEMBRO

Estamos no mês de Novembro, portanto no mês em que comemoramos uma data de nosso Calendário Cívico brasileiro, a Proclamação da República!

Na formação cidadã de crianças e jovens, torna-se mister que os aproximemos de todo o ideário cívico que representa a base de nossa coletividade nacional, traduzindo os símbolos e demais elementos que bem identificam a nossa nacionalidade.

Por muito tempo nas escolas tínhamos os Centros Cívicos, que se constituíam em espaços aonde os jovens tinham acesso a todo um corpo de conhecimentos de dados e fatos históricos que representam a nossa identidade nacional.

Sobretudo num país de dimensões continentais como o nosso, importante cultivarmos os elementos cívicos que representam – na pluralidade, nossa Unidade nacional sob uma mesma bandeira (literalmente).

Temos observado gerações sucessivas se constituindo sem nenhum amor pela Pátria brasileira, posto, sobretudo pela falta de acesso aos conhecimentos basilares que constituem nossa nacionalidade e através dos quais nos definimos enquanto Nação.

Torna-se mister que as gerações sejam educadas – sem extremismo, mas, com respeito, no amor à sua Pátria, à terra na qual vivem e viveram seus antepassados e que viverão seus descendentes.

Assim sendo, desde o ano de 2005 que o IFEC – Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência (www.ifec.org.br) em parceria com a Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, possui o PROJETO CARTILHAS IFEC DA CIDADANIA que é composto de quatro unidades: “Lei e Cidadania”; “Símbolos e Hinos Nacionais”; “Folclore Nacional” e “Dicionário Cívico”.

Neste mês de Novembro, em especial, distribuímos gratuitamente – como sempre foi feito – a CARTILHA SÍMBOLOS E HINOS NACIONAIS alusiva às comemorações do Dia da Proclamação da República.

De fato, um dos passos fundamentais da formação permanente dos valores de Cidadania se caracteriza pela disseminação dos valores pátrios formando um caráter nacional de respeito e respeito entre todos os habitantes de um país, no caso, de nosso Brasil.

No ano de 1889 ocorreu a deposição da Família Imperial Brasileira quando da derrubada da Monarquia e, consequentemente, tendo sido retirado do Poder o nosso então Imperador D. Pedro II um governante admirado por todo o país bem como em todo o Mundo sendo seu governo uma referência de democracias, de liberdade de imprensa e com grandes sinais de desenvolvimento social e político e que teve a base de sua autoridade minada a partir do ano anterior quando ocorreu a Lei Áurea assinada pela Princesa Imperial Regente, Dona Isabel que deu fim aos horrores da Escravidão que a Família Imperial foi combatendo sequencialmente nas décadas anteriores enfrentando poderosa Elite escravocrata que dominava a Economia do Império.

Cada vez se torna mais importante que o ser humano se consciente de seu papel cidadão e que a Cidadania se constrói da soma de todos os esforços, sonhos e compromissos do Bem que os cidadãos possuem na direção de uma sociedade que seja justa em oportunidade para todos, democrática e soberana e assim nosso IFEC – Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência mantém a tradição de distribuir as cartilhas que lembram e referenciam nossos Símbolos Nacionais tornando viva na memória de nosso povo nossos Valores Cívicos tão importantes para a formação cidadã sobretudo de crianças e jovens !

Professor Doutor Raymundo Nery Stelling Júnior (PhD in Science Education / USA, Master in Administration – Total Quality Management / USA) é Presidente-Chanceler do IFEC – Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência (www.ifec.org.br).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + dezenove =