Quissamã começa a emitir carteira de trabalho informatizada

A Prefeitura de Quissamã, por meio da Casa do Empreendedor, oferece para a população o serviço de emissão da CTPS Web, ou seja, a nova versão informatizada da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

O serviço é uma parceria da prefeitura com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Antes de disponibilizar o atendimento, os funcionários do setor passaram por treinamento no MTE/RJ para poder atender com segurança e agilidade a população.

Para solicitar o documento é necessário fazer o agendamento através do telefone (22) 2768-7024. O atendimento é feito de segunda a quinta-feira, das 9h às 11h30min e das 13h30min às 16h30min e às sextas-feiras, das 9h ao meio-dia. São realizados oito atendimentos por dia.
Segundo Pricila Nogueira, responsável e credenciada para a emissão de CTPS informatizada, o serviço trouxe mais agilidade para o solicitante. “Desde dezembro de 2015, quando começou a emissão de CTPS informatizada, o atendimento se tornou mais simplificado e de fácil acesso. A demanda tem aumentado a cada dia e já emitimos aproximadamente 800 CTPS”, informou.

A nova CTPS é emitida por meio de um Sistema Informatizado, que permite a integração nacional dos dados, impedindo as emissões em duplicidade, e forma um banco de dados do trabalhador. Os equipamentos necessários para a emissão da CTPS Web, coletor digital, mesa para assinatura eletrônica e câmera digital foram adquiridos com recursos do município.

O procedimento é realizado em cerca de 15 minutos e o prazo de entrega é de até 20 dias úteis. O solicitante já sai com um protocolo com a data para a retirada do documento, que é confeccionado na Agência Regional do MTE, em Macaé.

Para solicitar a primeira via é necessário apresentar o original dos seguintes documentos: RG, CPF, Título de Eleitor, comprovante de residência atual e com CEP e certidão de nascimento ou casamento. No caso de 2ª via, além desses documentos, também é preciso apresentar um documento que comprove o número do CTPS anterior e boletim de ocorrência, no caso de perda, roubo, furto ou extravio. A Carteira Nacional de Habilitação – CNH não é aceita como documento de identificação.

A CTPS Web possui capa azul em material sintético mais resistente do que o usado no modelo anterior e é confeccionado em papel de segurança. Traz plástico autoadesivo inviolável, que protege as informações relacionadas à identificação profissional e à qualificação civil do indivíduo, que costumam ser as mais falsificadas. A CTPS é hoje um dos únicos documentos a reproduzir com tempestividade a vida funcional do trabalhador. Assim, garante o acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, benefícios previdenciários e FGTS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *