Quase 10% dos niteroienses se vacinaram contra febre amarela

Geovanne Mendes –

A véspera do fim de semana, que seria o dia para pensar em viajar e tomar uma cerveja, também foi o dia para procurar em postos e policlínicas a vacina contra a febre amarela. Desde o início da semana, os estoques na cidade foram reforçados, mas Niterói ainda não entrou em campanha de vacinação, o que deve acontecer só na próxima semana. Mesmo assim, quase 10% da população já foi imunizada contra a doença. Quase 41 mil pessoas já tomaram a vacina. A Secretaria Municipal de Saúde abriu novas salas de imunização nas policlínicas regionais e dois novos pontos de atendimento, em Jurujuba e no Engenho do Mato. Equipes do Programa Médico de Família foram deslocadas para agilizar o trabalho e prestar esclarecimentos nas filas que se formam no início das manhãs.

Na semana passada, a Prefeitura solicitou ao Governo do Estado reforço no envio de vacinas contra a febre amarela. A Secretaria de Estado de Saúde está fazendo remessas conforme a demanda.

“Estamos empenhados para atender da melhor forma as milhares de pessoas que estão procurando nossos pontos de imunização. No entanto, vale ressaltar que, conforme a orientação do Governo do Estado, o município não está em campanha de vacinação”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos.

Nos últimos dias, a maior procura tem sido maior na Policlínica Sérgio Arouca, em Santa Rosa. A Secretaria de Saúde orienta a população a dar preferência a outros postos. A imunização está ocorrendo de segunda a sexta, das 9h às 16h, em todas as policlínicas regionais do município, na Policlínica Comunitária de Jurujuba e no Médico de Família do Engenho do Mato.

Preocupada em imunizar a sua filha de 8 anos, Simone Pinto, de 47 anos, moradora de São Lourenço, passou duas horas na fila da Policlínica Regional Dr. Carlos Antônio da Silva. A dona de casa disse que vai viajar para a Região dos Lagos e a proximidade com Casimiro de Abreu preocupa.

“Vacinei a família toda. Só ficou faltando a minha filha, mas graças a Deus hoje resolvo esse problema e menos uma preocupação na minha cabeça”, ressaltou.

“Eu não vou viajar, mas é melhor não brincar com coisa séria. Já que é de graça, eu já estou garantindo a minha vacinação e também a da minha filha que tem nove anos”, comentou a dona de casa Lívia Maria Farias, de 38 anos.

Segundo a coordenadora da Policlínica, Ana Beatriz Fontes, o movimento na unidade tem aumentado a cada dia.

“Estamos fazendo cerca de 800 atendimentos por dia e a tendência é esse número aumentar com o passar dos dias. As pessoas podem vir, ficarem calmas, que serão atendidas”, disse a coordenadora.

Pontos de Vacinação:
POLICLÍNICA REGIONAL DR. CARLOS ANTÔNIO DA SILVA
Rua Jansen de Mello s/nº – São Lourenço
Tel.: 2717-1426 – 2719-0050

POLICLÍNICA REGIONAL DR. SÉRGIO AROUCA
Praça Vital Brazil s/nº – Santa Rosa
Tel.: 2711-2366

POLICLÍNICA REGIONAL DR. GUILHERME TAYLOR MARCH
Rua Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca
Tel.: 2626-4170

POLICLÍNICA REGIONAL DO LARGO DA BATALHA DR. FRANCISCO DA CRUZ NUNES
Rua Ver.Armando Ferreira, 30 – Largo da Batalha
Tel.: 2616-3633 – 2710-7100

POLICLÍNICA REGIONAL DE ITAIPU ASSISTENTE SOCIAL MARIA APARECIDA DA COSTA
Est.Engenho do Mato s/nº – Itaipu
Tel.: 2609-6368 – 2709-1579

POLICLÍNICA REGIONAL DA ENGENHOCA DR. RENATO SILVA
Avenida João Brasil, s/nº – Engenhoca
Tel.: 2628-8047 – 3603-8874

POLICLÍNICA COMUNITÁRIA DE JURUJUBA
Av. Carlos Ermelindo Marins s/nº – Jurujuba
Tel.: 2704-9638 – 2704-9668

MÉDICO DE FAMÍLIA DO ENGENHO DO MATO
Estrada Irene Lopes Sodré s/nº – Engenho do Mato
Tel.: 2709-5222

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + 9 =