Quarteto de Cordas da UFF recebe violinista italiano

O Quarteto de Cordas da UFF recebe violinista italiano Alessandro Borgomanero no Cine Arte UFF no próximo dia 24 às 10h30min. Na programação, duas obras compostas por Menselssohn aos 13 e aos 18 anos, sendo diversas vezes comparado à genialidade de Mozart.
O programa, que será inteiramente dedicado ao compositor alemão Felix Mendelssohn-Bartholdy, apresentará o Concerto para violino e orquestra em Ré menor e o Quarteto em Lá menor nº 2, Op. 13, de 1827.

A primeira peça, depois de dezenas de anos no esquecimento, foi resgatada pelo grande violinista Yehudi Menuhin em 1950. Trata-se de uma obra composta por Mendelssohn quando este possuía apenas 13 anos de idade. Tamanha era sua genialidade que o compositor foi diversas vezes comparado ao prodígio Wolfgang Amadeus Mozart.

O primeiro quarteto de cordas composto por Mendelssohn foi em 1827, aos 18 anos. Nessa obra, Quarteto em Lá Menor nº 2 Op.13, o compositor mostra a sua precoce maturidade composicional com o uso da forma cíclica. Nesta forma, um tema recorrente aparece em todos os movimentos da obra.

Alessandro Borgomanero, nascido em Roma, é mestre pela Universidade de Música Mozarteum de Salzburg (1992), sob orientação do violinista Ruggiero Ricci. Apresentou-se como solista à frente de várias orquestras, como orquestra de Câmara de Budapeste, Philadelphia Virtuosi Chamber Orchestra, London Mozart Players, Virtuosos de Salzburgo, Orquestra de Câmara de Berlim,Orquestra ‘Sinfonietta’ Salzburg e com a maioria das orquestra sinfônicas e de câmara brasileiras. Como recitalista obteve elogios do público e da crítica especializada em diferentes países, entre eles Áustria, Escócia, Inglaterra, Portugal, Alemanha, Itália, Brasil, Peru e Argentina. Gravou programas para as rádios BBC de Edimburgo; ORF de Salzburg e RAI Italiana. Dos vários conjuntos musicais de que faz parte, destacam-se o ‘Mozarteum Quartet’ e o ‘Salzburg Octet’, com os quais se apresentou em países da Europa, Ásia, América do Norte e na Austrália. Atualmente, alterna sua atividade musical na Europa com a de professor de violino na Universidade Federal de Goiás, cidade onde vive desde 1997.

Os ingressos custam R$ 14 (inteira) e R$ 7 (meia-entrada). O Cine Arte UFF fica na R. Miguel de Frias, 9 em Icaraí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 2 =