Quartel dos Bombeiros em Niterói adere à energia solar

Pedro Conforte –

A partir de hoje (15) o 3º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) de Niterói será o primeiro quartel do Estado a ter painéis solares para aumentar a eficiência energética do local. Com a instalação, o tenente-coronel Fábio Dutra, comandante do 3º GBM, acredita que pode economizar 30% na conta de luz, podendo investir este dinheiro em equipamentos para a Corporação na cidade. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Enel, concessionária responsável por distribuição de energia na cidade.

“Isso é uma tendência que os bombeiros também estão seguindo. Para nós esta economia é ainda mais importante, porque o dinheiro gasto com a energia é o mesmo que pode ser investido em novos equipamentos. Atualmente, gastamos em média R$ 10 mil em conta de luz, mas com os painéis teremos uma economia de 30%”, contou o comandante, que lembrou que ao todo são 12 painéis instalados.

Cada batalhão tem funções distintas, sendo que o 3º GBM é de suma importância, tanto para Niterói, quando para cidades na região. Sua função é de prevenção e combate a incêndios, salvaguardar bens materiais, buscas, salvamentos e socorros públicos. Além do 3º GBM, a Enel esclareceu que a distribuidora realizou obras de eficiência energética na Policlínica Militar do Exército. A inauguração simbólica das instalações acontece hoje, às 10 horas, no Quartel dos Bombeiros no Centro de Niterói.

“Para nós, da Enel, é motivo de orgulho inaugurar os projetos de eficiência energética nas unidades do Corpo de Bombeiros e do Exército. Principalmente porque mostram a relevância que a sustentabilidade tem para a companhia: agora os dois prédios contam com painéis solares que geram energia para abastecer parte de suas operações, além de lâmpadas LED, muito mais eficientes e econômicas que as comuns”, afirmou Odailton Arruda, responsável de Eficiência Energética da Enel no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *