Quarenta anos de inovação e pioneirismo em Niterói

“O amor ajuda muito na recuperação da fisioterapia, e aqui nós acolhemos as pessoas, somos uma família”, contou Jorge Alberto Rodrigues, fundador da Academia Aquafish. Mas como ele mesmo brincou, inovação e pioneirismo também são fundamentais, somados à atenção. São 40 anos de trabalho, e para o futuro, Beto – como é conhecido – já pensa em novos projetos para os próximos anos, como o tratamento com o aparelho therasuit e uma nova unidade.

“Nós aqui acolhemos a pessoa, é muito difícil a pessoa chegar em um setor privado e receber amor. Os clientes falam que é uma família, e realmente é, irmãos, pais, sobrinhos. Esta situação faz com que as pessoas se sintam com calor humano, e o amor ajuda muito na recuperação. Por isso tratamos nossos clientes com amor. Estamos trabalhando para abrir uma unidade em São Gonçalo, já está visto locais. Pelo menos 10% de todas as ligações que recebemos são de pessoas de São Gonçalo perguntando se tem uma unidade na cidade”, contou Beto.

A história da Aquafish é regada a base de inovação. De acordo com a coordenadora, Vilma Freire, o local foi pioneiro em diversas atividades em Niterói, como a natação com bebê, hidroginástica e hidroterapia. “No início, era uma academia e nós associamos a fisioterapia. A gente cura e depois mantém na academia”, esclareceu Vilma, revelando novidades que estão chegando.

“O Therasuit é um aparelho inovador na neurologia. Ele faz com que a pessoa avance muito, pode tratar pessoas em recuperação de um AVC e crianças com paralisia cerebral. Além disso, estamos fazendo uma sala só de mecanoterapia, inédita aqui em Niterói. Uma ramificação da fisioterapia que tem como objetivo tratar o condicionamento muscular através dos aparelhos”, contou.

Com 73 anos, Zara Sara Moreira faz pilates enquanto seu marido, de 79 anos, faz fisioterapia na Aquafish. Já se vão mais de 30 anos se exercitando no mesmo lugar. “Minhas filhas começaram com um ano fazendo natação, e hoje, uma está com 37 anos. Aqui há aconchego, ótimos professores e uma renovação de vida. Muito amigos vieram para cá por minha causa e, quando eu tiver netos, com certeza também trarei. Nunca pensei em frequentar outro lugar”, falou Zara.

Na última segunda-feira, a Câmara de Vereadores de Niterói entregou uma Moção de Aplausos ao fundador da Aquafish, Jorge Alberto, pelos serviços prestados à cidade. A homenagem veio diretamente das mãos do presidente da Casa, vereador Paulo Bagueira (SD). No último dia 13, o local completou 40 anos de existência.

História
O sonho de um homem que há 40 anos resolveu criar a primeira academia com natação de bebês em todo o Brasil, se transformou também em referência quando o assunto é qualidade de vida e bem-estar. Fundada no final dos anos de 1970, a Aquafish teve a sua primeira unidade em Icaraí, na Zona Sul de Niterói. Hoje possui mais uma sede em Itaipu, próxima da entrada de Itacoatiara, na Região Oceânica. Para se ter uma ideia da importância da academia para o município e a sua credibilidade junto à sociedade, em 2000 a Aquafish entrou para o ramo da Fisioterapia, fazendo uma integração entre academia e clínica, ganhando reconhecimento da população, que busca uma saúde mais equilibrada. Passados poucos anos, hoje já são seis clínicas de fisioterapia Aquafish na cidade (cinco em Icaraí e uma em Itacoatiara).

Mas como surgiu toda essa estrutura voltada para a saúde? Tudo começou quando o jovem Beto Rodrigues, que cursava educação física, recebeu um convite tentador dos seus professores: integrar um grupo de alunos que faria um curso de extensão em Colônia, cidade no Oeste da Alemanha.

A única contrapartida dos alunos seria pagar a própria passagem. Entusiasmado com a oportunidade, Beto não pensou duas vezes: vendeu o seu carro, um Fusca, e também uma moto que possuía. Com o dinheiro da venda dos seus veículos comprou a passagem e partiu para a Europa, onde foi apresentado a um método totalmente inovador e que ainda era novidade no velho continente – a natação para bebês. Ciente de que era a grande oportunidade da sua vida e que mudaria a sua história, Beto comprou a ideia e voltou à Alemanha depois de formado para concluir a sua pós-graduação na área. Voltando para Niterói, resolveu empreender e em 1977 abriu a sua própria academia, a Aquafish, sendo portanto pioneiro nesta prática em todo o Brasil.

“Tenho muito orgulho da Aquafish. Ela é uma das academias mais antigas da cidade e eu sou um dos primeiros professores de natação de bebês do Brasil. O mais legal é que os médicos pediatras compraram a ideia, já que a água evita doenças alérgicas no bebê e realmente cura a bronquite e a asma”, relata.

Comemorações
As comemorações de aniversário da Aquafish incluem uma missa na Capela São Lucas, que será realizada no dia 19 de outubro, às 10h. No dia 27 haverá uma festa no Rio Cricket, com show da Banda Bicho Solto e a performance “EletroPoesia”, da poeta e atriz Betina Kopp (filha de Beto). Um festival de natação também está sendo preparado para o fim do ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 10 =