Próximas eleições municipais em SG podem ser com biometria

Com a determinação do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE), no último dia 16, de que todas as 12 zonas eleitorais de São Gonçalo estão aptas a fazer a identificação biométrica do eleitorado, há a expectativa de que as próximas eleições municipais, em 2020, sejam com biometria, assim como atualmente ocorre em Niterói e Armação dos Búzios. O recadastramento biométrico já tinha começado na cidade no ano passado, mas apenas em alguns cartórios.

Segundo o TRE, não foi fixado prazo para os eleitores fazerem o cadastramento no sistema biométrico, porém recomenda que o procedimento seja feito o quanto antes para evitar possíveis filas no futuro. Até o momento já foram identificados biometricamente 9.843 eleitores. O eleitorado do município é de 686.207 pessoas. Para ser atendido, o eleitor pode agendar o comparecimento pelo site do TRE-RJ (www.trej-rj.gov.br) ou pelo telefone (21) 3436-9000. Até o momento, 900 mil eleitores já realizaram a biometria no estado.

O sistema com leitor biométrico identifica as impressões digitais e impede que alguém vote no lugar de outro eleitor, ou mesmo que utilize um documento falso de identidade para tirar o título, já que cada pessoa possui impressões digitais únicas. Quando comparecer ao cartório eleitoral, o eleitor terá os seguintes dados coletados: assinatura, fotografia e impressões digitais.

Além de São Gonçalo, eleitores de outros cinco municípios também podem fazer o recadastramento biométrico: Nova Iguaçu, Petrópolis, Nova Friburgo, Mesquita e Queimados. Agora, 48 dos 92 municípios fluminenses já oferecem o recadastramento para 100% de seu eleitorado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *