Projeto Social em São Gonçalo oferece bolsas de estudo em parceria com ONG norueguesa

Dentro de campo, o o projeto “Karanba” de São Gonçalo, usa o futebol como uma importante ferramenta de transformação e inclusão social. Fora das quatro linhas, o projeto promove aulas de reforço escolar e cursos profissionalizantes em parceria com a norueguesa ONG Dream Learn Work. Nesta quinta-feira (20), os alunos deram o ponta pé inicial das atividades de 2019 com a escolha de 10 jovens que receberam bolsas de estudos. A cada seleção, jovens são escolhidos para os cursos profissionalizantes e mais tantos outros participam das atividades diárias do projeto.

A ideia é alinhar o futebol, a educação e a formação profissional, dando oportunidades aos jovens da região. Um dos exemplos é Yasmim Nogueira, ex-aluna do projeto, que virou funcionária da DLW e agora coordena esse processo seletivo.

“Eu sempre percebi o Karanba como uma grande oportunidade de educação, além do futebol. Como profissional da DLW reconheço – com ainda mais propriedade – a importância de iniciativas que apoiem o esporte, mas que principalmente tenham compromisso com a educação e a formação profissional desses jovens”, pontua Yasmim.

Para a socióloga Marilda Reciolino, a oportunidade de estudar amplia os horizontes desses jovens e dão um “Plano B” paralelo ao futebol. “O processo seletivo do esporte em alto nível é afunilado e, em muitos casos, frustrante. Por mais encantador que o futebol seja, a carreira dentro de campo não pode ser a única opção desses alunos. Quando um jovem chega ao Karanba, ele ganha oportunidades que vão muito além do esporte. É fundamental que a gente siga incentivando isso e transformando vidas”, concluiu.
O projeto

Com 13 anos de existência, o Karanba é um projeto criado e comandado pelo norueguês Tommy Nilsen, que já atendeu milhares de crianças e adolescentes, com aulas de futebol nas categorias feminino e masculino, além de reforço em disciplinas como Português e Matemática. A sede do projeto fica na Rua Cidade de Lisboa, em Vista Alegre, São Gonçalo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *